Aqui você já entra aprendendo, o feminino de sommelier é sommelière, então não estranhe o nome do blog e nem pense que está errado!
Resolvi criar esse blog como uma maneira de dividir informações preciosas com apaixonados pela arte de Bacco. Aqui vocês encontraram alguns textos meus e outros que eu garimpo por ai e julgo itneressantes para dividir com vocês!
Entre. leia, se apaixone e fique a vontade, a casa é sua!

quarta-feira, 28 de maio de 2014

BETTÚ - Nebbiolo 2006

Um vinho incrível! Somente 300 garrafas foram elaborada, a nossa era a de numero 65!
VISUAL: Granada claro com reflexos atijolados. Lágrimas numerosas e lentas.
AROMAS: Terra molhada, aroma de folhas que ficam pelo chão na mata, que os franceses chamam de "aroma de bosque", trufas, cogumelos, um toque de pelica e um leve aroma floral. Quanto mais tempo na taça, mais os aromas se destacavam.
GUSTATIVO: Em boca se apresentou com excelente acidez, mesclado a taninos muito presentes, porém aveludados. Longa permanência em boca, retro-olfato floral.
OBSERVAÇÕES PESSOAIS: Um vinho surpreendente, no nível dos Barolos de Pio Cesare! Um verdadeiro show de aromas e sabores, tudo muito equilibrado e integrado.
Vale cada centavo, é um vinho para sonhar. Para acompanhar esse vinho eu fiz especialmente uma massa caseira com molho de funghi e natas. A combinação foi perfeita e foi o vinho perfeito, escolhido especialmente para comemorar meus 40 anos de vida!
SOBRE O VINHO:
Produtor: Vilmar Bettú
Região: As uvas são plantadas na propriedade de Bettú, em Garibaldi
Safra: 2006
Produção: 300 garrafas
Amadurecimento: 01 ano em barricas de carvalho francês
Preço: R$ 200,00 (12/2013)

3 comentários:

  1. Me disseram que este produtor não tem registro no Ministério da Agricultura, que é o órgão competente do setor de vinhos, será que é verdade?

    ResponderExcluir
  2. Fernando, certamente acredito que isso é mentira! E mesmo se fosse verdade, que importância tem a burocracia diante da poesia e da magia de um vinho de excelência? Bettú não faz vinho para as massas, e são as massas que se fixam em burocracia! Bettú faz vinhos para pessoas raras, de cabeça aberta que não se curvam a doutrinas e leis, Bettú faz vinhos para pessoas que tem o vinho como paixão e não como um simples produto.

    ResponderExcluir
  3. Excelente resposta, Luciana. Esse tendência de burocratizar tudo, perguntando sobre "registro", "segurança", "validade", "origem", "trans", etc é uma chatice de quem não vive os sentidos, mas apenas as normas.
    Se o Bettù não tiver registro no MA, melhor ainda. parabéns a ele. Que ele continue fazendo vinhos maravilhosos para quem sabe apreciá-los pelos sentidos e não pelas normas.

    ResponderExcluir