Aqui você já entra aprendendo, o feminino de sommelier é sommelière, então não estranhe o nome do blog e nem pense que está errado!
Resolvi criar esse blog como uma maneira de dividir informações preciosas com apaixonados pela arte de Bacco. Aqui vocês encontraram alguns textos meus e outros que eu garimpo por ai e julgo itneressantes para dividir com vocês!
Entre. leia, se apaixone e fique a vontade, a casa é sua!

terça-feira, 17 de maio de 2011

GRICOS - AGLIANICO DEL VULTURE 2007

Recebi esse vinho da Importadoradora Tahaa logo depois do Encontros de Vinhos OFF. Degustei no stand deles um Aglianico fantástico da mesma vinícola o Bosco del Falco 2005, do produtor Grifalco della Lucania.
Demorou para abrir na taça, mas já impressionou no visual, rubi profundo de tingir a taça, com lágrimas bem grossas e lentas, pequeno anel de evolução.
Começamos a degustar esse vinho sem acompanhamento para poder analisa-lo sem interferencias gastronômicas, mas no forno estava uma costela de boi assando a 3 hora.
O vinho se apresentou até com certa dureza de taninos em boca com ligeiro amargor final, mas que possilvelmente são passíveis de serem amaciados depois acompanhados de comida.
Os aromas foram abrindo aos poucos em cerejas, ameixas, cassis, e diferentemente do anterior degustado no evento, nesse não se notam os toques defumados, mas sim toques de pimenta negra, chocolate amargo e baunillha, senten-se também algumas notas de ervas.
Depois de servida a costela o vinho ainda persistia com taninos presentes, penso que talvez harmonizasse melhor com uma carne bem mal passada, muito sangue para domar os taninos.... No caso de minha costela o forte era gordura que casa com acidez, coisa que o Gricos tem pouca.
Um vinhaço para quem gosta de muito corpo e tanino.

Um pouco de informação sobre a casta:
A prática da enologia é muito antiga na Basilicata. Escavações arqueológicas encontraram videiras datadas do século VIII a.C. A Uva Aglianico foi introduzida nesta região durante o período de colonização dos gregos. Ela se desenvolveu muito bem, principalmente nos terrenos vulcânicos que se situam entre 200 e 500 m acima do nível do mar, na Colina de Vulture. O vinho Aglianico del Volture é o único DOC da Basilicata e é produzido com Uvas Aglianico cultivadas nesta colina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário