Aqui você já entra aprendendo, o feminino de sommelier é sommelière, então não estranhe o nome do blog e nem pense que está errado!
Resolvi criar esse blog como uma maneira de dividir informações preciosas com apaixonados pela arte de Bacco. Aqui vocês encontraram alguns textos meus e outros que eu garimpo por ai e julgo itneressantes para dividir com vocês!
Entre. leia, se apaixone e fique a vontade, a casa é sua!

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

VINHO E DOR DE CABEÇA: Uma dupla que está com os dias contados!



Muitas pessoas que dizem não tomar vinho por que lhes dá dor de cabeça, nao sabem que na realidade a culpa não é do vinho, e sim do conservante usado em sua elaboração: o dióxido de enxofre. Pois essa materia que compartilho com voces ai embaixo, joga uma luz na situação, que pode estar com os dias contados!


"Com o tempo, o dióxido de enxofre (SO2) tornou-se o conservante predileto dos vitivinicultores, uma vez que a pasteurização ficou fora de questão por destruir os componentes do vinho e, consequentemente, alterado sua cor e sabor. No entanto, o SO2 não está livre de controvérsias, e alternativas vem sendo analisadas em projetos da União Europeia (UE). 
Inadequadamente utilizado, o dióxido de enxofre pode causar alergias, dor de cabeça e asma. Por essa razão, a União Europeia exige que o SO2 seja listado no rótulo dos vinhos como ingrediente. Agora, porém, a UE está financiando um novo projeto que pode tornar o uso do dióxido de enxofre desnecessário.
A pasteurização à frio foi originalmente desenvolvida para preservar as características dos sucos de fruta, mas hoje, com apoio do Stuttgart’s Frauenhofer Institute, na Alemanha, está sendo testada no vinho.  O método envolve a dissolução de um gás inerte sobre pressão, que depois a pressão é bruscamente reduzida.
De acordo com a Dra. Ana Lucía Vásquez-Caicedo, os próximos planos são construir uma instalação móvel, que permitirá à técnica ser testada em caves. “Enzimas oxidantes indesejadas são desativadas, enquanto nem os ingredientes sensíveis à temperatura, nem a cor e o sabor serão alterados”, explicou ela."

FONTE: Revista Adega

Um comentário:

  1. Esse aliás é um problema sério. Excelente a notícia. Porém, por enquanto, muita água nessa hora.

    ResponderExcluir