Aqui você já entra aprendendo, o feminino de sommelier é sommelière, então não estranhe o nome do blog e nem pense que está errado!
Resolvi criar esse blog como uma maneira de dividir informações preciosas com apaixonados pela arte de Bacco. Aqui vocês encontraram alguns textos meus e outros que eu garimpo por ai e julgo itneressantes para dividir com vocês!
Entre. leia, se apaixone e fique a vontade, a casa é sua!

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

NÃO ABRA UMA LOJA DE VINHOS!

Seu pai amava vinhos franceses e defendia como ninguém a tese de terroir, você ama vinhos, pensa que deveria ter nascido em meio a um vinhedo, tem familiares ligados de alguma forma a vinicultura, devora livros de enologia, viaja o mundo atrás da cultura enológica, tem um adega vasta e  super bem montada em casa, coleciona todas as publicações que citam vinho, sabe como ninguém discutir safras, assemblages, novos métodos de vinificação, enfim, o vinho é sua vida!
Seus amigos te  encorajam, acham que você deveria fazer dessa paixão profissão, afinal é o mago oficial das dicas de boas compras de garrafas que vão encantar em jantares, festas, encontros e presentes inesquecíveis.
Pois é, esse texto é a pulga atrás da orelha que faltava para você não seguir seus sonhos, não abrir uma loja de vinhos. Pare no sonho! Sonhe com sua loja perfeita, mas a deixe lá, no mundo imaginário.
Isso mesmo, faça-nos um favor e não seja como a maioria dos donos de loja e wine-bar  que acharam que poderiam ter uma loja e faliram em menos de 03 anos, (segundo dados do SEBRAE  27% dos comércios fecham em seu primeiro ano e até o 3º ano  48,2% baixam as portas). Sim porque a maioria dos enófilos é assim, acha que ter paixão é o suficiente para ser um sucesso no mundo dos negócios.
Não se fica rico tendo uma loja de vinhos. Além de não ficar rico sua vida vai virar um inferno! Porque os horários de funcionamento para um comércio, não passam nem perto do horário que você vai ter que estar disponível, são finais de semana, feriados.... afinal as horas que você acha que são de descanso são exatamente os horários que os clientes tem livres para abastecer a adega, afinal eles também trabalham, ou você acha que todo mundo que toma vinho vive de renda? Aqueles eventos maravilhosos que você pretende criar, acha que acabam assim que o último ciente sair da loja? Nada disso, existe trabalho árduo e exaustivo, tanto antes quanto depois do último cliente dar tchau. E enquanto as pessoas já estivem no aconchego de sua casa você estará fechando contas, arrumando a bagunça, lavando taças.....
Tenho inclusive a crença de que Murphy escreveu a famosa lei depois de abrir uma loja de vinhos. Tudo que pode dar errado dá errado! Aquela compra maravilhosa de vinhos que você amou e achou que ia vender horrores vai encalhar, a fatura vai vencer e você não terá dinheiro para pagar. Aquele fornecedor que fez um acordo dos deuses, vai aparecer um dia e mudar de ideia retirando toda a mercadoria e deixando suas prateleiras vazias, aquela festa que você fechou com  o buffet vai ter os cheques devolvidos e você vai ter que entrar no cheque especial para pagar a fatura da compra imensa que você fez de espumantes para abastecer a festa do caloteiro......
E assim o inferno vai começar.....aluguel vence todo mês, e estar bem localizado custa caro! Tem a conta de luz, afinal você tem ambiente climatizado e isso significa  ar condicionado 24 horas ligado, e ainda vem conta de telefone, manutenção de site, contador, água, internet, impostos,  cheque especial, taxas bancárias extorsivas, faturas de fornecedores e o aluguel das benditas máquinas de cartão de crédito. Ops, esqueci! Tem que sobrar algum para suas contas pessoais...... mas nem sempre sobra, ai a gente tem que deixar de pagar alguma conta ou deixar de fazer o supermercado..... é o inicio do fim!
Tem vários tipos de clientes, e principalmente o cliente chato que diz que no supermercado o vinho X ta R$ 1,00 mais barato que na sua loja, e tem o dia que você perde a paciência e manda o cliente Y ir comprar todo o estoque do vinho X no supermercado porque tá de graça. Tem aquele cliente que devolve 90% dos vinhos que compra alegando que estão ruins, mas na realidade ruim está o paladar dele. Tem aquele que te faz embalar vinho barato para presente e reclama que tua embalagem é muito “simplezinha”. Tem aquele que chega arrotando todas as viagens que fez para Europa e exalta como os preços dos vinhos lá são baratos e depois sai de sua loja sem comprar nada porque veio carregado de vinhos da viagem. Tem aquele que entra só para curtir o ar condicionado em um dia de verão escaldante, mas não se contenta e fica mexendo em todas as suas garrafas, inclusive as que estão no estoque em um bate bate sem fim!
Controlar estoque você sabe? Sabe comprar bem? Sabe o que comprar? Aquele vinho que você ama nem sempre é o que seu cliente vai adorar.... e aquele imenso estoque de  Cabernet Franc sensacional, com uma historia linda  e exclusivamente selecionado vai acabar sendo tomado por você, noite após noite, até enjoar, ah, e a fatura vai vencer e você não vendeu nem meia dúzia de garrafas!
Clientes gostam do trivial, de mesmice, de rótulos conhecidos, chatos, sem emoção. Não adianta pensar que você vai estourar em sucesso trazendo rótulos de vinícolas butiques, tesouros achados em suas andanças enologicas, poucos vão dar esse valor.... vão chegar te pedindo todas as santas possíveis e alguns diabos também, e quando você explicar que não trabalha com esses rótulos por ter uma perspectiva diferente eles vão te olhar com desprezo e seguir para o supermercado mais próximo.
Se até essa parte do texto você ainda esta convicto e vai abrir uma loja porque seus amigos acham que você deve, que você é capaz, que vai ser diferente com você, aqui vai mais uma dica, amigos são os piores clientes! Vão ser eles que vão encomendar aquela caixa de vinho rara e cara e depois dizer que  na realidade vão poder ficar com somente uma garrafa. E esses mesmos amigos vão reservar vagas em seus eventos sem pagar com antecedência e depois não vão aparecer e nem pagar pela reserva logicamente, e as vezes o contrário, aparecem naquele evento super concorrido e insistem em ficar nem que seja em um cantinho! E tem os em noção que nuca aparecem na loja, mas se ficam sabendo que tem degustação gratuita vem acompanhado de um monte de outros amigos e pedem bis nas tacinhas, logicamente saem sem comprar nada!
Ouvi dizer que as formas mais eficientes de se perder dinheiro eram: ter vicio em drogas ilícitas ou ter um cavalo no Jockey Club. Acrescento sem pestanejar: abrir uma loja de vinhos!

 *Baseado no texto: "Não Abra um Restaurante" de Rafael Montesso

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