Seu pai amava vinhos franceses e defendia como ninguém a tese de
terroir, você ama vinhos, pensa que deveria ter nascido em meio a um vinhedo,
tem familiares ligados de alguma forma a vinicultura, devora livros de
enologia, viaja o mundo atrás da cultura enológica, tem um adega vasta e super bem montada em casa, coleciona todas as
publicações que citam vinho, sabe como ninguém discutir safras, assemblages,
novos métodos de vinificação, enfim, o vinho é sua vida!
Seus amigos te encorajam, acham que você deveria fazer dessa
paixão profissão, afinal é o mago oficial das dicas de boas compras de garrafas
que vão encantar em jantares, festas, encontros e presentes inesquecíveis.
Pois é, esse texto é a pulga atrás da
orelha que faltava para você não seguir seus sonhos, não abrir uma loja de
vinhos. Pare no sonho! Sonhe com sua loja perfeita, mas a deixe lá, no mundo
imaginário.
Isso mesmo, faça-nos um favor e não seja
como a maioria dos donos de loja e wine-bar
que acharam que poderiam ter uma loja e faliram em menos de 03 anos, (segundo
dados do SEBRAE 27% dos comércios fecham
em seu primeiro ano e até o 3º ano 48,2%
baixam as portas). Sim porque a maioria dos enófilos é assim, acha que ter
paixão é o suficiente para ser um sucesso no mundo dos negócios.
Não se fica rico tendo uma loja de
vinhos. Além de não ficar rico sua vida vai virar um inferno! Porque os
horários de funcionamento para um comércio, não passam nem perto do horário que
você vai ter que estar disponível, são finais de semana, feriados.... afinal as
horas que você acha que são de descanso são exatamente os horários que os
clientes tem livres para abastecer a adega, afinal eles também trabalham, ou
você acha que todo mundo que toma vinho vive de renda? Aqueles eventos
maravilhosos que você pretende criar, acha que acabam assim que o último ciente
sair da loja? Nada disso, existe trabalho árduo e exaustivo, tanto antes quanto
depois do último cliente dar tchau. E enquanto as pessoas já estivem no
aconchego de sua casa você estará fechando contas, arrumando a bagunça, lavando
taças.....
Tenho inclusive a crença de que Murphy
escreveu a famosa lei depois de abrir uma loja de vinhos. Tudo que pode dar
errado dá errado! Aquela compra maravilhosa de vinhos que você amou e achou que
ia vender horrores vai encalhar, a fatura vai vencer e você não terá dinheiro
para pagar. Aquele fornecedor que fez um acordo dos deuses, vai aparecer um dia
e mudar de ideia retirando toda a mercadoria e deixando suas prateleiras
vazias, aquela festa que você fechou com
o buffet vai ter os cheques devolvidos e você vai ter que entrar no
cheque especial para pagar a fatura da compra imensa que você fez de espumantes
para abastecer a festa do caloteiro......
E assim o inferno vai começar.....aluguel
vence todo mês, e estar bem localizado custa caro! Tem a conta de luz, afinal
você tem ambiente climatizado e isso significa ar condicionado 24 horas ligado, e ainda vem
conta de telefone, manutenção de site, contador, água, internet, impostos, cheque especial, taxas bancárias extorsivas,
faturas de fornecedores e o aluguel das benditas máquinas de cartão de crédito.
Ops, esqueci! Tem que sobrar algum para suas contas pessoais...... mas nem
sempre sobra, ai a gente tem que deixar de pagar alguma conta ou deixar de
fazer o supermercado..... é o inicio do fim!
Tem vários tipos de clientes, e
principalmente o cliente chato que diz que no supermercado o vinho X ta R$ 1,00
mais barato que na sua loja, e tem o dia que você perde a paciência e manda o
cliente Y ir comprar todo o estoque do vinho X no supermercado porque tá de
graça. Tem aquele cliente que devolve 90% dos vinhos que compra alegando que
estão ruins, mas na realidade ruim está o paladar dele. Tem aquele que te faz
embalar vinho barato para presente e reclama que tua embalagem é muito
“simplezinha”. Tem aquele que chega arrotando todas as viagens que fez para
Europa e exalta como os preços dos vinhos lá são baratos e depois sai de sua
loja sem comprar nada porque veio carregado de vinhos da viagem. Tem aquele que
entra só para curtir o ar condicionado em um dia de verão escaldante, mas não
se contenta e fica mexendo em todas as suas garrafas, inclusive as que estão no
estoque em um bate bate sem fim!
Controlar estoque você sabe? Sabe comprar
bem? Sabe o que comprar? Aquele vinho que você ama nem sempre é o que seu
cliente vai adorar.... e aquele imenso estoque de Cabernet Franc sensacional, com uma historia
linda e exclusivamente selecionado vai
acabar sendo tomado por você, noite após noite, até enjoar, ah, e a fatura vai vencer
e você não vendeu nem meia dúzia de garrafas!
Clientes gostam do trivial, de mesmice,
de rótulos conhecidos, chatos, sem emoção. Não adianta pensar que você vai estourar
em sucesso trazendo rótulos de vinícolas butiques, tesouros achados em suas andanças
enologicas, poucos vão dar esse valor.... vão chegar te pedindo todas as santas
possíveis e alguns diabos também, e quando você explicar que não trabalha com esses
rótulos por ter uma perspectiva diferente eles vão te olhar com desprezo e
seguir para o supermercado mais próximo.
Se até essa parte do texto você ainda
esta convicto e vai abrir uma loja porque seus amigos acham que você deve, que
você é capaz, que vai ser diferente com você, aqui vai mais uma dica, amigos
são os piores clientes! Vão ser eles que vão encomendar aquela caixa de vinho
rara e cara e depois dizer que na
realidade vão poder ficar com somente uma garrafa. E esses mesmos amigos vão
reservar vagas em seus eventos sem pagar com antecedência e depois não vão
aparecer e nem pagar pela reserva logicamente, e as vezes o contrário, aparecem
naquele evento super concorrido e insistem em ficar nem que seja em um
cantinho! E tem os em noção que nuca aparecem na loja, mas se ficam sabendo que
tem degustação gratuita vem acompanhado de um monte de outros amigos e pedem
bis nas tacinhas, logicamente saem sem comprar nada!
Ouvi dizer que as formas mais eficientes
de se perder dinheiro eram: ter vicio em drogas ilícitas ou ter um cavalo no
Jockey Club. Acrescento sem pestanejar: abrir uma loja de vinhos!
Ola Luciana ! Muito bom texto . É a verdade nua e crua!
ResponderExcluirObrigada Juarez! Infelizmente essa é a realidade!
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