Aqui você já entra aprendendo, o feminino de sommelier é sommelière, então não estranhe o nome do blog e nem pense que está errado!
Resolvi criar esse blog como uma maneira de dividir informações preciosas com apaixonados pela arte de Bacco. Aqui vocês encontraram alguns textos meus e outros que eu garimpo por ai e julgo itneressantes para dividir com vocês!
Entre. leia, se apaixone e fique a vontade, a casa é sua!

sexta-feira, 1 de abril de 2011

O VINHO E SEUS BENEFÍCIOS


    Você conhece algum remédio que seja bom de tomar? Eu tomo um todos os dias e acho seu sabor maravilhoso, não vivo sem minha dose diária e tomo-o com imenso prazer! O meu remédio é o vinho! Desde a Antiguidade o vinho esta ligado a evolução da medicina. Os primeiros curandeiros já empregavam o vinho como remédio. Papiros no Egito Antigo e tábuas dos antigos Sumérios (2.200 AC) já traziam receitas baseadas em vinho, tornando assim o vinho a mais antiga prescrição médica. Nenhuma bebida atrai tanto a atenção da medicina quanto o vinho tinto. Seu consumo está associado a uma série de benefícios à saúde. O responsável por todos esses benefícios é o resveratrol, um polifenol encontrado nas cascas das uvas tintas, que na planta age como um protetor contra doenças fúngicas, porem sua presença no produto final vinho tem outras virtudes para nós humanos, tais como:



    • Aumenta o colesterol HDL (o bom colesterol) e consequentemente diminui o colesterol ruim LDL prevenindo a obstrução das artérias.

    • Inibe a formação de radicais livres, ou seja, tomar vinho moderadamente retarda o envelhecimento.

    • Dissipa as plaquetas que provocam coágulos e obstruem as artérias, sendo extremamente indicado no tratamento e prevenção de doenças cardiovasculares.

    • Previne o câncer de cólon, sendo ainda que o resveratrol é um dos agentes químicos mais eficazes que se conhece na prevenção de câncer.

    • Combate artrite e fibromialgia, pois o resveratrol tem propriedades analgésicas e antiflamatórias.

    • Previne a doença de Alzheimer, pois segundo estudos neurológicos, o resveratrol evita o deposito de placas de proteína tóxica no cérebro, que acaba levando os neurônios a morte desencadeando o Alzheimer.

    • Ajuda a emagrecer: Estudo realizado na Alemanha em 2008 notou que camundongos submetidos a uma dieta hiper calórica com alimentação padronizada não engordavam se ingerissem doses pequenas de resveratrol, o outro grupo de cobaias, com a mesma alimentação, porem sem o suplemento de resveratrol, ganhava peso. Concluiu-se com isso, que o resveratrol causava a diminuição da geração de gordura dentro das células gordurosas. Os pesquisadores concluíram que o resveratrol é útil para impedir a obesidade, mesmo em condições de excesso de comida.

    • Consumidores moderados de vinhos são menos sujeitos a depressão. Previne doenças gastrointestinais: há muitos séculos São Paulo recomendava : "um pouco de vinho para a saúde do estômago". Sabe-se que o consumo moderado de vinho esta associado a menor incidência de ulcera peptica e gastrites, algumas das razões são que o vinho alivia o estresse, inibe a histamina e tem ação antimicrobiana contra a bactéria causadora de úlcera duodenal.

    • Doenças do trato urinário: Por estimular a diurese, o vinho é capaz de diminuir em ate 60% o risco de cálculos urinários.

    • Diabetes tipo 2: Consumido de forma moderada o vinho melhora a sensibilidade das células a insulina. Em mulheres pode inclusive reduzir as chances de surgimento de diabetes.

    • Ajuda no tratamento da anemia: o álcool ajuda a absorver melhor o ferro ingerido nos alimentos, além do mais, um copo de vinho tinto contem 0,05mg de ferro.

    • Reduz as chances de desenvolver osteoporose, pois o vinho é capaz de melhorar a densidade óssea.

    • O vinho, por ser um poderoso antioxidante reduz a degeneração macular, causa comum da cegueira em idosos.

    • Reduz os efeitos colaterais da radioterapia: em pesquisa feita na Itália, com pacientes com câncer de mama constatou que um copo de vinho por dia ajudava a tolerar melhor os efeitos da radioterapia. Ainda segundo a pesquisa, os polifenóis encontrados no vinho ajudariam a proteger as células saudáveis dos efeitos da radiação ao mesmo tempo em que combatem as células cancerosas.

    • Protege contra o câncer: pessoas que bebem vinho regular e moderadamente durante as refeições tem 20% menos chances de desenvolver qualquer tipo de câncer. E as que tem câncer e cultivam o hábito de beber vinho tem sobrevida maior. Essa proteção se dá por que os polifenóis agem bloqueando tanto o início como o crescimento e o avanço da doença.
    Há de se lembrar porém, que apesar dos inúmeros benefícios do vinho, as observações acima partem do principio regular e moderado. Ou seja de nada adianta encher a cara uma vez por semana e achar que está fazendo bem para a saúde, pois ai literalmente o tiro saíra pela culatra. Os benefícios do vinho são observados em pessoas que consomem vinho todos os dias, moderadamente e junto com as refeições. Luciana Freire Sommelière – ABS-SP mailto:luciana@vieiravinhos.com

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário