Aqui você já entra aprendendo, o feminino de sommelier é sommelière, então não estranhe o nome do blog e nem pense que está errado!
Resolvi criar esse blog como uma maneira de dividir informações preciosas com apaixonados pela arte de Bacco. Aqui vocês encontraram alguns textos meus e outros que eu garimpo por ai e julgo itneressantes para dividir com vocês!
Entre. leia, se apaixone e fique a vontade, a casa é sua!

terça-feira, 19 de abril de 2011

VINHOS PARA PÁSCOA

Pratos tradicionais da semana santa ficam ainda mais gostosos quando harmonizados com vinho.
A tradicional bacalhoada, o chocolate e a colomba pascal dão um gostinho especial nos almoços de páscoa. Para que a refeição fique ainda mais gostosa, nada como um bom vinho para ser harmonizado com os pratos servidos na semana santa, vão ai algumas dicas para fazer de sua Páscoa um evento inesquecível:


Bacalhau - Tradicional na páscoa, o Bacalhau pode ser feito de diversas formas. As mais conhecidas - Gomes de Sá e bacalhau à Brasileira – são uma explosão de sabores. Graças à essa grande variedade de ingredientes e gostos, muitas vezes, o consumidor não sabe qual vinho escolher para harmonizar com a iguaria.
A melhor opção na escolha dos vinhos vai sempre de acordo com a preferência pessoal. O Bacalhau pode ser harmonizado tanto com tinto quanto com vinho branco, porém alguns detalhes devem ser levados em consideração, como os ingredientes da receita.
O Bacalhau com um toque mais condimentado, como é o caso do à moda Brasileira, pode ser harmonizado com um vinho tinto, como um belo carmenere chileno ou um Pinot Noir da Síclia ou Argentina. Já a tradicional receita do bacalhau à Gomes de Sá pode ser harmonizada com um Chardonnay, perfeito para pratos com textura suave e delicados no paladar. Não podem ser esquecidos também nessa compatibilização os vinhos da terrinha, notadamente os do Alentejo, tanto tintos como brancos.



Chocolate - Apesar de não ser muito freqüente, o vinho e chocolate rendem uma bela combinação. Amargo, preto, ao leite, branco, com castanhas ou frutas, o chocolate oferece um gosto só dele. O sabor doce do chocolate pede um vinho potente e estruturado, como os vinhos fortificados. Neste caso, o vinho potente diluirá a gordura do chocolate e ressaltará o açúcar.
Para os chocolates amargos a sugestão é o vinho do Porto LBV ou Reserva mais estruturado e encorpado, que possui sabores mais complexos. Para os chocolates ao leite a indicação são os Portos genéricos, tanto o Ruby como o Tawny. Deixe o cholate na boca até derreter, depois com o chocolate ainda na bcatome um gole de porto.... é maravilhoso!




A Colomba Pascal - Ao contrário do que se pensa, a colomba pascal é diferente do panetone. Com diferentes coberturas e recheios como amêndoas, chocolate e glacê, por exemplo, a colomba pascal também pode ser harmonizada com vinhos e espumantes moscatel. Para a receita tradicional de colomba, o sabor suave combina perfeitamente com a doçura e delicadeza dos vinho late harves e moscatel de setúbal, bem como também portos brancos.



Escolha seus vinhos e BOA PÁSCOA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário