Aqui você já entra aprendendo, o feminino de sommelier é sommelière, então não estranhe o nome do blog e nem pense que está errado!
Resolvi criar esse blog como uma maneira de dividir informações preciosas com apaixonados pela arte de Bacco. Aqui vocês encontraram alguns textos meus e outros que eu garimpo por ai e julgo itneressantes para dividir com vocês!
Entre. leia, se apaixone e fique a vontade, a casa é sua!

terça-feira, 22 de março de 2011

CATÁLOGO 2011 DA RAVIN - Impressões

Ontem fui ao lançamento do catálogo de 2011 da Importadora Ravin. Excelente evento, cheio de saborosas novidades.
O evento aconteceu na Vinheria Percussi, reduto da melhor culinária italiana acompanhada sempre dos melhores vinhos.
Logo na entrada fomos recepcionados com uma taça de Prosecco Janus, delicioso!
Os vinhos vinham sendo apresentados e servidos em nossa mesa pelo simpático Rogerio Ávila, o proprietário da importadora.
O primeiro vinho que nos foi colocado em degustação foi o leve, fresco e despretencioso italiano A.MANO BIANCO um vinho da Puglia elaborado com as uvas Fiano Minutolo e Greco.
O segundo vinho foi uma explosão de sabores e aromas o Fairview Sauvignon Blanc da África do Sul, foi o meu vinho branco preferido da noite e certamente constará em meu próximo pedido a Ravin.
O terceiro vinho da noite foi o alemão Scharzhof Riesling, não me encantou, doçura demais e acidez de menos, mas impressiona no aroma!
O quarto vinho a ser apresentado foi o português Dou Rosa Branco com as castas Viosinho, Rabigato, Malvasia e Códega do larinho. Um vinho fácil de beber e gostar, muito aromático e extremamente equilibrado em boca. Outro que poderá constar de minha lista.
Ai chegou a vez dos tintos, nosso primeiro tinto já me impressionou de cara, o chileno Eclat, da Valdivieso, um corte perfeito de carignan, mourvedre e Syrah. Saborosissímo e mega perfumado.Boca macia, equilibrio perfeito entre taninos aveludados, acidez e alcool. Um vinho apaixonante! Perfeito!!!
Depois veio para nossa mesa outro vinho sul africano, o Spice Route Mourvedre. Corpo leve, bom aroma e acidez, um vinho interessante!
Em seguida fomos apresentados a outro português, o Quinta de La Rosa, um vinho perfumadíssimo, elegante, classudo. Elaborado com as castas clássicas do Douro: Touriga nacional, Touriga Francesa, Tinta barroca e Tinta Roriz. Foi um dos vinhos que deixei respirar na taça e pude me surpreender com a impressionante abertura de aromas!
Ai chegou a covardia! O sensacional A Naca, um siciliano impressionante, elaborado com a minha uva preferida: Nero d'Ávola. Sem comentários, o vinho é de tomar ajoelhada! Aroma intenso, inebriante, na boca envolvente, untuoso, carnudo...... Um sonho de vinho!

Em seguida tomamos um supertoscano, o Guidalberto, do prestigiado produtor Tenuta San Guido que elabora o fantástico Sassicaia. Guidalberto é um vinho sério, classudo, bem formal, mas mesmo assim delicioso! Aproveitando a deixa fomos apresentados a lenda, o Sassicaia, propriamente dito! A imagem da perfeição engarrafada. Explêndido e perfeito!
Ainda nos Italianos provamos o Remole IGT de Marchessi de Frescobaldi, um toscano honesto e talhado para enogastronomia.
Depois nossas papilas gustativas tiveram a honra de degustar o Antichello Amarone della Valpolicella, um néctar dos deuses que deveria ter encerrado a noite com chave de ouro, mas que nada, voltamos para o Novo Mundo, para uma de minhas vinícolas preferidas, a Zuccardi, deles provamos o Zeta, uma maravilhosa combinação de Malbec e tempranillo, harmoniosamente mesclados! Um vinho explendoroso com boca intensa, corpo médio e taninos muito sedosos. Em seguida provamos o Santa Júlia Magna, que certamente deve ser um excelente vinho mas foi ofuscado pelo Zeta. Da Zuccardi senti muita falta de provar a novidade Emma Bonarda e a linha Zuccardi Textual em variedades como Arinarnoa, Ancellota e Caladoc. Uma pena que esses vinhos não estavam disponíveis no evento...
Provamos também alguns vinhos da Vina Maipo, entre eles maravilhoso Vina Maipo Limited Edition Syrah, fan-tas-ti-co!!!
Provamos cerca de 30 amostras, as que citei foram as que mais me impressionaram. Senti falta em provar algumas novidades do catálogo, como os vinhos da Valdivieso; Bodega Chacra, sem menhum representante na mostra; Zuccardi, já citados acima; Luce della Vite, também sem nenhum representante na mostra; Marchesi de Frescobaldi com seus maravilhosos Rossos e Brunellos; e também os excelentes uruguaios da Bodega Marichal. Mas em um evento desse porte é compreensível que algumas estrelas fiquem de fora, uma pena!
Mesmo assim foi um evento maravilhoso! Parabéns Rogério pela escolha dos vinhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário