Aqui você já entra aprendendo, o feminino de sommelier é sommelière, então não estranhe o nome do blog e nem pense que está errado!
Resolvi criar esse blog como uma maneira de dividir informações preciosas com apaixonados pela arte de Bacco. Aqui vocês encontraram alguns textos meus e outros que eu garimpo por ai e julgo itneressantes para dividir com vocês!
Entre. leia, se apaixone e fique a vontade, a casa é sua!

sexta-feira, 11 de março de 2011

VERÃO: A HORA E A VEZ DOS ESPUMANTES


Por: Luciana Freire – sommelière (ABS-SP)



Final de tarde, calor escaldante, céu azul, nenhuma brisa no ar.... você suando em bicas, o que vem a sua cabeça ao pensar numa bebida refrescante? Cerveja? Saia do lugar comum! Calor é a estação ideal para abrir uma garrafa de um espumante bem gelado! Opções não faltam, principalmente opções nacionais!
O Brasil produz hoje o melhor espumante do mundo, logicamente depois da França, que é e continuará ser um exemplo a ser seguido e invejado no que diz respeito aos seus maravilhosos e inigualáveis champagnes!
Mas o que é champagne? Qual a diferença de champagne e espumante?
CHAMPAGNE: Só pode ser designado champagne o vinho feito na região homônima na França! Champagne sem duvida é a bebida mais invejada e imitada do mundo. Todos os paises tentam produzir seu “champagne”. Há controvérsias sobre a verdadeira história do nascimento do champagne, fala-se a boca pequena que o champanhe na verdade não nasceu na região de Champagne, mais sim em Limoux, região sudoeste da França, próximo a fronteira com a Espanha. Mas vamos deixar a historia para outra oportunidade e vamos decifrar qual a diferença entre o champagne e os outros espumantes.
O champagne (estamos falando do verdadeiro Champagne) é elaborado normalmente a partir de 03 vinhos de uvas diferentes: Pinot Noir, Chardonnay e Pinot Meunier. Estes vinhos são misturados, no que chamamos e “assemblage” , são depois engarrafados e acrescidos de leveduras especiais para que novamente fermentem, ocasionando assim o nascimento de um novo vinho, o borbulhante e sedutor champagne. Essa re-fermentação se dará dentro da própria garrafa, cercada de minúcias e cuidados especiais, tal qual uma rara obra de arte. A este método, totalmente artesanal, damos o nome de método Champenoise, ou tradicionalle. Este tipo de fermentação é o mais antigo, clássico e delicado de todos. Não podemos jamais discutir que o método champenoise é uma criação francesa, mesmo que talvez não tenha sido criado na região de Champagne!
Há vinhos elaborados pelo método champenoise fora da França. Temos a Cava, na Espanha; e vários outros espumantes elaborados por esse clássico e artesanal método, na Itália, Portugal, Austrália, Brasil, e quase todas as regiões vinícolas do mundo!
Fora da região francesa de Champagne, qualquer outro vinho borbulhante deve, por lei, ser chamado de “espumante”.
O outro método de elaboração de vinhos espumantes vem a ser o Charmat. Este é um método mais moderno e conseqüentemente mais barato que o champenoise. Consiste simplesmente em colocar o “assemblage” acrescidos das leveduras especiais em um grande tanque de aço inox denominado autoclave. A re-fermentação (ou tomada de espuma) se dá, portanto nesse grande recipiente lacrado, denominado autoclave, e depois de um curto espaço de tempo denominado “autólise”, ou seja, o contato do liquido, já refermentado com as leveduras mortas, o vinho é decantado e engarrafado. Este é um método mais “comercial” e barato de se fazer um espumante.
Normalmente os espumantes elaborados pelo método charmat são mais leves, mais refrescantes, mais “descompromissados”. São espumantes para o dia-a-dia, para toda hora!
Os espumantes elaborados pelo método champenoise são mais complexos, tem mais “corpo”, são mais austeros e refinados, e conseqüentemente são mais caros.
Qual é o melhor? Depende da ocasião!
Para uma ocasião especial um espumante pelo método champenoise ou um champagne são as melhores pedidas. Já para o dia a dia, para simplesmente brindar a vida ou refrescar um dia de calor a melhor escolha é o espumante elaborado pelo método charmart.
Boas opções, de ambos os métodos não faltam:
Pelo método Champenoise: BRASIL: Cave Geisse Nature; Marson Brut, Miolo Brut e Don Laurindo Brut. ARGENTINA: Gran Leblon Torrontés. PORTUGAL: Bairrada Brut Quinta do Valdoeiro. ESPANHA: Cava Don Roman e Freixenet . FRANÇA: Moet Chandon , Piper Heidsick, Mumm Cordon Rouge, Blanquete de Limoux e Drapier.
Pelo Método Charmat: BRASIL: Valdemiz Brut, Chandon Brut, Chandon Excellense, Valdemiz moscatel , Terranova Moscatel. CHILE: Valdivieso Brut. ARGENTINA: Mumm Brut. ITÁLIA: Prosecco Ca de Médici, Prosecco Lorenzo Sormani, e Prosecco Casal Del Ronco. Agora é só escolher a sua opção, abrir sua garrafa e curtir o melhor do verão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário