Aqui você já entra aprendendo, o feminino de sommelier é sommelière, então não estranhe o nome do blog e nem pense que está errado!
Resolvi criar esse blog como uma maneira de dividir informações preciosas com apaixonados pela arte de Bacco. Aqui vocês encontraram alguns textos meus e outros que eu garimpo por ai e julgo itneressantes para dividir com vocês!
Entre. leia, se apaixone e fique a vontade, a casa é sua!

sexta-feira, 8 de novembro de 2024

DICA DA SOMMELIÈRE: Vinhos e queijos

 



Hoje vamos falar da combinação clássica de vinhos e queijos. 
Você sabia que na França a degustação de vinhos com queijos em vinícolas é clássica, mas esconde um "truque"? O queijo encobre qualquer pequeno defeito que o vinho posso ter e com isso o vinho aparentemente cresce em qualidade, o que logicamente, aumenta as vendas desse produtor!
Mas deixando os "truques" de lado vamos ao que interessa, pois realmente a combinação de vinhos com queijos é um casamento perfeito! 

QUEIJOS FRESCOS (cottage, Ricota, frescal, patês em geral feito com esses queijos): Vinhos brancos leves, Espumantes brancos e rosês.
Por quê? Queijos frescos têm sabores mais suaves e a acidez e vivacidade dos vinhos brancos equilibram a cremosidade desses queijos. O espumante também funciona bem devido à sua leveza, acidez e frescor.

BRIE e CAMEMBERT: Vinhos brancos encorpados (chardonnay barricado), rosês e tintos leves como os elaborados com a Pinot Noir.
Por quê? A textura cremosa do Brie e do Camembert combina bem com a cremosidade do Chardonnay e com a leveza e as notas frutadas do Pinot Noir, criando um equilíbrio perfeito entre a acidez e a cremosidade.

QUEIJOS SEMI-DUROS (Gouda, Mussarela, Emmental, Edam, Reino) combinam bem com tintos de medio corpo e boa acidez, como Tempranillo, Garnacha, Sangiovese, Carmenère e Merlot.
Por quê? A gordura nesses queijos se equiliba com vinhos de boa acidez e taninos medianos criando uma sensação aveludada em boca.

QUEIJOS DUROS (Parmesão, Pecorino) Pede vinhos de corpo médio a encorpado como os Chianti Clássico, Barolo, Cabernet Sauvignon, Mourvedre e os clássicos cortes GSM (Grenache, Syrah e Mourvedre)
Por que? Necessitam de vinhos com bom corpo e acidez, mas ao mesmo tempo com taninos redondos, pois o sal presente nestes queijos pode acentuar os taninos.

QUEIJOS AZUIS (Gorgonzola, Stilton, Blue) Pede normalmente vinhos doces (Porto, Sauternes, Late Harvest) pois precisam do que chamamos de compatibilização por oposição, mas podem harmonizar também perfeitamente com espumantes mais mais complexos, elaborados pelo método champenoisse.
Por quê? O queijo azul tem um sabor forte e picante que contrasta bem com a doçura de vinhos como o Porto, Late Harvest e  Sauternes, criando uma combinação de sabores salgados e doces que se complementam. Já os espumantes elaborados pelo método tradional tem a força para sustentar a opulência de sabores desses queijos.



GOSTA DE VINHOS? Agora você pode ter a certeza de sempre adquirir um vinho que seja perfeito para seu paladar ou seu momento. Entre no nosso grupo de whats e receba todos os dias ofertas de vinhos do mundo todo e também pode me chamar para que eu faça uma seleção especial e exclusiva para você.
ENTRE NO NOSSO GRUPO DO WHATS! CLIQUE AQUI!












Nenhum comentário:

Postar um comentário