Aqui você já entra aprendendo, o feminino de sommelier é sommelière, então não estranhe o nome do blog e nem pense que está errado!
Resolvi criar esse blog como uma maneira de dividir informações preciosas com apaixonados pela arte de Bacco. Aqui vocês encontraram alguns textos meus e outros que eu garimpo por ai e julgo itneressantes para dividir com vocês!
Entre. leia, se apaixone e fique a vontade, a casa é sua!

quinta-feira, 28 de novembro de 2024

PEREZ CRUZ - Um cenário perfeito para excelentes vinhos!

 



A trajetória da vinícola Pérez Cruz começou em 1963, quando o casal Don Pablo Pérez Zañartu e Doña Mariana Cruz Costa adquiriram terras em uma região propícia para o cultivo de uvas, no Valle del Maipo. Anos mais tarde, em 1994, os 11 filhos do casal plantaram as primeira vinhas na propriedade da família.

A Vinícola Pérez Cruz escolheu sua localização cuidadosamente, considerando – entre outros fatores – os diferenciais do seu solo (pedregoso e pobre em nutrientes) e o clima mediterrâneo. Características perfeitas para a produção de vinhos de alta qualidade, principalmente elaborados com a uva Cabernet Sauvignon, garantindo a melhor representação do terroir chileno.

Toda a tradição familiar com uma região perfeita para o cultivo das uvas deu origem a qualidade dos vinhos Pérez Cruz, produzidos aos pés da Cordilheira dos Andes, no Valle del Maipo, no Chile. A região é reconhecida como uma das melhores para a produção de vinho tinto no Chile.

O primeiro vinho foi lançado ao mercado chileno em 2002, com o nome Pérez Cruz em homenagem a seus pais. Desde então, a família busca produzir vinhos com os melhores padrões de qualidade e tecnologia atrelados a práticas de sustentabilidade. As características únicas de cultivo e produção fizeram com que a fama da vinícola rompesse as fronteiras e chegasse ao mundo todo.  

Em 2001, o enólogo Germán Lyon se uniu à história da vinícola Pérez Cruz, tornando-se o responsável técnico pelos rótulos produzidos. Germán já ganhou várias premiações importantes ao longo de sua jornada, incluindo excelentes avaliações e pontuações do renomado crítico Robert Parker.


Os rótulos produzidos na vinícola Pérez Cruz são frescos, com taninos suaves e bem equilibrados. São exemplares que expressam sua origem. As uvas são oriundas de vinhedos naturalmente de baixa produção localizados no sopé da Cordilheira dos Andes.

A vinícola não faz uso de nenhum tipo de produto de origem animal, como agentes clarificadores. Com isso, todos os vinhos Pérez Cruz são adequados para veganos e vegetarianos.



Você pode adquirir os vinhos da Pérez Cruz comigo e confirmar na taça tudo o que eu disse acima sobre essa maravilhosa vinícola! 

L& F Wines - Consultoria Personalizada

FALE COMIGO!

FACEBOOK

ME SIGA NO INSTAGRAM



sexta-feira, 8 de novembro de 2024

DICA DA SOMMELIÈRE: Vinhos e queijos

 



Hoje vamos falar da combinação clássica de vinhos e queijos. 
Você sabia que na França a degustação de vinhos com queijos em vinícolas é clássica, mas esconde um "truque"? O queijo encobre qualquer pequeno defeito que o vinho posso ter e com isso o vinho aparentemente cresce em qualidade, o que logicamente, aumenta as vendas desse produtor!
Mas deixando os "truques" de lado vamos ao que interessa, pois realmente a combinação de vinhos com queijos é um casamento perfeito! 

QUEIJOS FRESCOS (cottage, Ricota, frescal, patês em geral feito com esses queijos): Vinhos brancos leves, Espumantes brancos e rosês.
Por quê? Queijos frescos têm sabores mais suaves e a acidez e vivacidade dos vinhos brancos equilibram a cremosidade desses queijos. O espumante também funciona bem devido à sua leveza, acidez e frescor.

BRIE e CAMEMBERT: Vinhos brancos encorpados (chardonnay barricado), rosês e tintos leves como os elaborados com a Pinot Noir.
Por quê? A textura cremosa do Brie e do Camembert combina bem com a cremosidade do Chardonnay e com a leveza e as notas frutadas do Pinot Noir, criando um equilíbrio perfeito entre a acidez e a cremosidade.

QUEIJOS SEMI-DUROS (Gouda, Mussarela, Emmental, Edam, Reino) combinam bem com tintos de medio corpo e boa acidez, como Tempranillo, Garnacha, Sangiovese, Carmenère e Merlot.
Por quê? A gordura nesses queijos se equiliba com vinhos de boa acidez e taninos medianos criando uma sensação aveludada em boca.

QUEIJOS DUROS (Parmesão, Pecorino) Pede vinhos de corpo médio a encorpado como os Chianti Clássico, Barolo, Cabernet Sauvignon, Mourvedre e os clássicos cortes GSM (Grenache, Syrah e Mourvedre)
Por que? Necessitam de vinhos com bom corpo e acidez, mas ao mesmo tempo com taninos redondos, pois o sal presente nestes queijos pode acentuar os taninos.

QUEIJOS AZUIS (Gorgonzola, Stilton, Blue) Pede normalmente vinhos doces (Porto, Sauternes, Late Harvest) pois precisam do que chamamos de compatibilização por oposição, mas podem harmonizar também perfeitamente com espumantes mais mais complexos, elaborados pelo método champenoisse.
Por quê? O queijo azul tem um sabor forte e picante que contrasta bem com a doçura de vinhos como o Porto, Late Harvest e  Sauternes, criando uma combinação de sabores salgados e doces que se complementam. Já os espumantes elaborados pelo método tradional tem a força para sustentar a opulência de sabores desses queijos.



GOSTA DE VINHOS? Agora você pode ter a certeza de sempre adquirir um vinho que seja perfeito para seu paladar ou seu momento. Entre no nosso grupo de whats e receba todos os dias ofertas de vinhos do mundo todo e também pode me chamar para que eu faça uma seleção especial e exclusiva para você.
ENTRE NO NOSSO GRUPO DO WHATS! CLIQUE AQUI!












DICA DA SOMMELIÈRE - Vinhos e Churrasco

 


Final de semana normalmente rola um churrasco. E o que você acompanha com churrasco? Cerveja? Sabia a que compatibilização de churrasco com cerveja é extremamente indigesta? Percebe que quando você faz essa combinação se sente inchado, enfastiado e sem energia depois de algumas horas? 

A combinação perfeita para o delicioso churrasco seria mesmo vinho tinto que normalmente é rico e taninos, e quando combinados com carne, os taninos ajudam a suavizar a gordura e realçar os sabores.

Vamos a algumas dicas para tornar seu churrasco, a partir de hoje, uma experiência gastronômica memorável:


CARNES GORDAS BEM PASSADAS: Pedem vinhos com acidez média para alta e taninos aveludados como Malbec, Tempranillo, Carmenere e a maioria dos blends tintos.


CARNES GORDAS MAL PASSADAS: pedem vinhos com tanino alto, pois o sangue combina perfeitamente com vinhos de alta tanicidade como Tannat, Cabernet Sauvignon, Petit Verdot, Nebbiolo, Mourvedre e Cabernet Franc.


CARNES MAGRAS MALPASSADAS: Opte por vinhos com acidez e taninos intermediários como Blends portugueses, Syrah, Merlot, vinhos do sul da Itália e os tintos franceses em geral.


CARNES MAGRAS BEM PASSADAS: Sem a suculência do sangue e da gordura podem ser acompanhados por tintos leves como Pinotage, Pinot Noir, Grenache e Gamay.


CARNES SUINAS EM GERAL: Combinam com Merlot e também com a maioria dos vinhos rosês.


Ainda ficou com dúvidas? É só me chamar que eu te ajudo a escolher o vinho perfeito!




GOSTA DE VINHOS? Agora você pode ter a certeza de sempre adquirir um vinho que seja perfeito para seu paladar ou seu momento. Entre no nosso grupo de whats e receba todos os dias ofertas de vinhos do mundo todo e também pode me chamar para que eu faça uma seleção especial e exclusiva para você.
ENTRE NO NOSSO GRUPO DO WHATS! CLIQUE AQUI!