Adolfo é inegavelmente uma pessoa encantadora, um verdadeiro gentleman. e em sua apresentação mostra o porque realmente é conhecido como o Mago dos Espumantes, ele deu uma aula a todos os confrades abordando desde a historia, elaboração e passando em detalhes também por serviço e degustação!
Foram degustados 05 espumantes uma verdadeira aula sobre as diferenças entre métodos e tipos de borbulhantes.
- BRUT CHARMAT: Elaborado em grandes tanques de auto clave pelo método Charmat Longo, esse espumante tem como base a uva Chardonnay com um leve toque de Pinot Noir, se mostra leve e equilibrado ao paladar.
- BRUT ROSÊ: Como uma grande amante de espumantes rosês eu não posso negar que depois do PAS DOSÉ esse foi meu queridinho da noite. e um assemblage perfeito de Chardonnay e Pinot Noir, esse espumante mostra uma coloração belíssima lembrando casca de cebola e sabor intenso e cremoso. Também elaborado pelo método charmat longo com 06 meses de autólise,
- BRUT CHAMPENOISE: elaborado com Chardonnay e Pinot Noir esse espumante tem apenas 08 gramas de açúcar por litro e permaneceu em autólise por 18 meses. Um espumante perfeito ao paladar!
- NATURE (PÁS DOSE): Meu preferido da noite, um espumante elaborado pelo método champenoise, 18 meses de autólise e um discreto e delicioso toque de carvalho. Um espumante intenso, estruturado e inesquecível!
- DEMI-SEC: para agradar alguns paladares Adolfo nos serviu um demi-sec para fechar a noite. Elaborado pelo método Charmat com a uva Moscato com 4 meses de autólise. Com esse espumante, a proposta de Lona é oferecer ao mercado um produto diferenciado, com teor de álcool de 12% semelhante aos espumantes tradicionais, e conteúdo de açúcares de 25 gramas por litro. Um espumante bem interessante, intensamente aromático e com excelente equilíbrio entre açúcar e acidez.
Ainda me restou a curiosidade de provar o delicioso ORUS PÁS DOSE, espero em breve ter essa oportunidade e aproveitar para conversar e aprender mais um pouco com essa figura simpática que é o nosso Mago dos Espumantes!
TEXTO RETIRADO DO JORNAL BON VIVANT:
Autoridade quando o assunto é espumantes, Adolfo Lona chegou ao Brasil em 1973 contratado pela Martini & Rossi. O objetivo era elaborar uma bebida de qualidade superior. E o fez. O espumante De Gréville foi lançado em 1975 e foi um sucesso. Na época em que o argentino chegou ao Brasil, a Martini era presidida por Francisco Reti. “Era um visionário; o setor deve agradecer pelo seu empenho. Ele acreditou no potencial para produzir espumantes e no potencial do mercado consumidor brasileiro, conta Lona. A Martini foi adquirida no início dos anos 1990 pela Bacardi, fabricante de rum. “Essa mudança de cultura fez com que se perdesse o entusiasmo e o foco em permanecer na área de vinhos e espumantes. Ao comprovar isso decidi sair em 2004 e abrir minha pequena vinícola produtora de espumantes. O fiz acreditando na minha capacidade e no potencial que ainda o mercado oferece”, explica. Hoje a Adolfo Lona elabora em torno de 65 mil garrafas de espumante por ano.
Lona veio para contribuir com a qualidade dos espumantes no Brasil. Passados 40 anos desde sua chegada, o enólogo afirma que houve muitos avanços, principalmente com relação à colheita e à escolha dos equipamentos tecnológicos. “Eu destacaria também avanços na área vitícola, como a implantação do sistema de condução em espaldeira, que permite obter uvas mais sadias e maduras, e a consolidação do cultivo de Chardonnay e Pinot Noir. Na área enológica, os procedimentos para elaborar espumantes, tanto pelo método charmat como pelo método tradicional, foram aperfeiçoados e dominados por um elevado número de enólogos”, diz Lona. E completa: “nossos espumantes são diferentes porque têm cores, aromas e sabores próprios, bem brasileiros. Estamos na categoria dos espumantes de alta qualidade do mundo, com nosso estilo, com nosso sabor, com nosso DNA. Hoje, sem sombra de dúvida, o Rio Grande do Sul sabe como elaborar espumantes de qualidade”.
De acordo com o especialista, o consumo de espumante cresce a cada ano porque o brasileiro descobriu os atributos do espumante: alegre, leve, descontraído, sofisticado, versátil. “O espumante é a bebida que tem tudo a ver com o brasileiro e com boa parte de sua gastronomia. As pessoas perderam o preconceito que limitava o consumo a festas e comemorações. O desafio é acompanhar esse crescimento com produtos cada vez melhores e não permitir que alguma coisa possa prejudicar esse caminho de crescimento. A evolução do mercado comprova que os espumantes nacionais são os preferidos dos consumidores na comparação com os importados. Este é um patrimônio que não pode ser jogado fora ”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário