Aqui você já entra aprendendo, o feminino de sommelier é sommelière, então não estranhe o nome do blog e nem pense que está errado!
Resolvi criar esse blog como uma maneira de dividir informações preciosas com apaixonados pela arte de Bacco. Aqui vocês encontraram alguns textos meus e outros que eu garimpo por ai e julgo itneressantes para dividir com vocês!
Entre. leia, se apaixone e fique a vontade, a casa é sua!

sábado, 18 de julho de 2015

PÉROLAS DA SERRA GAÚCHA - Vinícola Angelo Fantin

CASA FANTIN – Um paraíso perdido em meio a Monte Belo do Sul



Longe do tradicional circuito de vinícolas da serra gaúcha, na Linha Argemiro em Monte Belo do Sul se esconde  a Vinícola Casa Ângelo Fantin. Conhecer essa vinícola é  privilégio para poucos!
Descobrimos a vinícola por conta  de minha paixão por casas antigas.  Aristides Fantin o dono da Vinícola restaurou a casa de pedra de seu bisavô,  casa que data de 1878. 
Cada pedra foi reencaixada pelas mãos do vinicultor Aristides Fantin que carrega em sua alma a paixão pela história da família que veio da Itália nos idos de 1970.
Hoje a casa recebe grupos  para degustar a maravilhosa comida colonial  preparada pelas mãos caprichosas de  legítimas nonas italianas acompanhada pelos vinhos fantásticos elaborados em sua cantina.







A cantina de Fantin está anexo a casa de pedra e a  sua moradia também . O cuidado de Fantin com seus vinhos é de emocionar. Desde a uva de vinhedos próprios, o cuidado com a maturação, o momento exato de colher, as passagens diárias na cantina para verificar o andamento da fermentação.  O merlot de 2015 por exemplo  foi colhido em 3 fases de forma a colher todas as uvas completamente maduras. Aliás, o grande diferencial de Aristides Fantin  é o fato de todos os seus vinhos serem elaborados de vinhedos próprios.
A vinícola foi fundada em 2008 e  quase todos os seus vinhedos são em espadeira simples com  baixíssima produção  todas inferiores a 2  quilos por planta a maioria até 1.5 quilos por planta! Uma produção mais do que pequena !






Os  vinhos de Aristides Fantin exalam alma e paixão. Tomamos amostras de tanque de todos os vinhos da safra de 2015, todos impressionantes em qualidade! Aliás, os vinhos de Fantin,  só pelo fato de estarem no tanque,  já mostram que foram aprovados por sua  analise criteriosa.  Fantin não aceita fazer vinhos medíocres, o vinho que fica mais ou menos ele simplesmente descarta! Foi assim em 2013 com o Cabernet  Franc  e 2014 com o Cabernet Sauvignon.
Do Merlot 2014 trouxemos alguns exemplares  é um vinho intenso em coloração e aromas com taninos muito equilibrados e grande frescor. Perfeito para acompanhar brusquetas  queijos e pão italiano com azeite!


Fantin acredita na pureza dos vinhos e só elabora varietais sem passagem em barrica. Faz experiências interessantes como a elaboração de um Prosecco como vinho tranquilo e um Moscato Canelli seco, perfumado, encorpado e super mineral.  
O Cabernet Franc de 2015 que ainda está em tanque é uma promessa de intensa qualidade, já encomendamos 02 caixas!

Enfim, a visita na Casa Fantin é uma rara oportunidade de se entender a verdadeira alma e coração do imigrante italiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário