Aqui você já entra aprendendo, o feminino de sommelier é sommelière, então não estranhe o nome do blog e nem pense que está errado!
Resolvi criar esse blog como uma maneira de dividir informações preciosas com apaixonados pela arte de Bacco. Aqui vocês encontraram alguns textos meus e outros que eu garimpo por ai e julgo itneressantes para dividir com vocês!
Entre. leia, se apaixone e fique a vontade, a casa é sua!

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Est! Est!! Est!!! de Montefiascone

POR: Oscar Daudt
A DOC Est! Est!! Est!!! de Montefiascone, além do nome improvável, possui uma das mais curiosas histórias do vinho italiano. Sem contar que é uma das poucas denomimações antigas que tem sua data de criação conhecida: exatamente o ano 1000! (ou 1111, dependendo do lugar onde você consulta...)
Foi num desses anos que o bispo alemão Johan Defuk, certamente um enófilo de carteirinha, devendo empreender uma viagem a Roma, instruiu um empregado a partir com um dia de antecedência e identificar, pelo caminho, quais as tabernas que ofereciam os melhores vinhos para aplacar a sede do eclesiástico. Combinaram que, nas melhores estalagens, a porta seria marcada com a palavra Est! (mais ou menos, É aqui!).
Ao chegar a Montefiascone, no entanto, o leal serviçal ficou tão encantado com a qualidade do vinho local que num arroubo de entusiasmo - e certamente depois de beber todas e mais algumas! - identificou o local com Est! Est!! Est!!! O que acabou se tornando o nome da DOC atual...
O bispo, por sua vez, após cumprir sua missão em Roma, voltou a Montefiascone, onde permaneceu pelo resto de seus dias. Dá prá ver que seu assistente etílico era para ele, mais ou menos, o que Robert Parker é para nós, atualmente: o incontestável formador de opinião! Tendo sido enterrado na Igreja de San Flaviano (foto), a tradição milenar naquela cidade é derramar na tumba do bispo, a cada aniversário de sua morte, um barril do adorado vinho!
No entanto, a qualidade do vinho não faz jus a tantos pontos de exclamação. Dá para imaginar que o gosto do bispo, há 1000 anos, era bem distinto daquele que comanda o mercado internacional nos dias atuais. O único diferencial do vinho hoje em dia é, na verdade, seu nome e sua história. Uma criteriosa pesquisa pelos catálogos de vinhos e pela Internet mostrou que é bastante limitada a oferta dessa denominação: poucos rótulos foram encontrados. O mais prestigiado deles é o Falesco Poggio dei Gelsi Est! Est!! Est!!! di Montefiascone, do cultuado enólogo italiano Riccardo Cotarella, que resolveu dar uma banho de loja nessa DOC a fim de recuperar seu prestígio, há tanto tempo perdido. Cotarella produz também a versão mais básica desse vinho, o Falesco Est! Est!! Est!!! di Montefiascone. Infelizmente nenhum dos dois está disponível em nossa terra brasilis.

DOC Est! Est!! Est!!! di Montefiascone é uma denominação da região do Lácio que foi criada em 07/05/1966. Esse vinho pode ser produzido nas comunas de Bolsena, Capodimonte, Gradoli, Grotte di Castro, Marta, Montefiascone e San Lorenzo Nuovo, todas localizadas na província de Viterbo.

Os vinhos desta DOC devem utilizar as seguintes castas:

Trebbiano toscano (ou Procanico): 65%
Malvasia bianca toscana: até 20%
Rossetto (ou Trebbiano giallo): até 15%

2 comentários:

  1. Luciana, que coisa feia! Você publica uma matéria minha, na íntegra, e apresenta como se fosse sua. Isso é um tremendo mau-caratismo.

    Vou conversar com meus amigos paulistas para saber quem é você e denunciar seu procedimento.

    Oscar Daudt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oscar, em nenhum momento postei a materia como se fosse minha, encontrei essa matéria na internet, sem créditos e postei por ser interessante. Sempre publico materias que acho interessantes e quando o autor assina a matéria eu faço questão de coclocar os créditos. Aliás se vc perceber com atenção tem várias materias postadas aqui em meu blog que são escritas por outras pessoas. e se vc conversar com meuas amigos paulistas poderá também saber que eu peço permissão para republicar os posts deles.
      Feio mesmo foi o seu julgamento precipitado.....
      Quem me conhece sabe que sou apaixonada por vinhos, notadamente os vinhos italianos, mas nunca escondi de ninguem que nunca fui a Itália, um dia vou! Quem sabe pode me dar umas dicas!
      Pode ficar tranquilo que já vou colocar na materia seu nome, mas cabe novamente falar que em nenhum momento eu assinei essa materia como se fosse minha!

      Grande abraço!

      Luciana Freire

      Excluir