Aqui você já entra aprendendo, o feminino de sommelier é sommelière, então não estranhe o nome do blog e nem pense que está errado!
Resolvi criar esse blog como uma maneira de dividir informações preciosas com apaixonados pela arte de Bacco. Aqui vocês encontraram alguns textos meus e outros que eu garimpo por ai e julgo itneressantes para dividir com vocês!
Entre. leia, se apaixone e fique a vontade, a casa é sua!

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

DOIS MITOS DO VINHO


Vinho bom é vinho caro!

Sendo as uvas a matéria-prima do vinho, naturalmente, qualquer diferença nelas cria um vinho diferente. O fato é que se todos os vinhos do mundo fossem feitos da mesma variedade de uva, ainda assim cada um teria um sabor diferente do outro. A variação do sabor da uva de diferentes vinhedos - que os franceses costumam chamar de influência do terroir - e as variações nas técnicas de vinificação de uma vinícola para outra explicam boa parte dessas diferenças, e também justificam as duas meias-verdades que trato aqui:

1- Vinho bom é vinho caro.
A questão do valor de uma garrafa de vinho é extremamente complexa. Os custos envolvem variáveis como o valor do terreno onde a uva é cultivada, custos de mão de obra, tecnologia, impostos, etc. E outro dado fundamental: o valor da marca. Mal comparando, é a mesma história da Coca-Cola, cuja marca é hoje muito maior que o produto a ela associado. Assim, uma parte considerável na diferença de preços entre vinhos reside na importância da grife do produtor. Isso tudo posto, temos que vinhos de determinados produtores atingem preços estratosféricos, cotados na faixa dos milhares de dólares.
Quando dizem que vinho bom é vinho caro trata-se de meia-verdade, quer dizer que em geral um vinho de R$ 200,00 deveria ser melhor que outro de R$ 50,00 ( o que nem sempre acontece. em minha experiência em degustações é mais comum eu me extasiar com o vinho médio da casa do que com teu Top de linha.
Descobrir quais vinhos apresentam uma relação satisfatória entre preço e qualidade é um dos desafios do bom degustador. Costumo falar ao meus clientes que vinho caro tem a obrigação de ser bom, e infelizmente isso nem sempre acontece. descobrir vinho "honestos" é a grande sacada de degustar vinhos, como diz meu amigo Ronald Slavi, ser garimpeiro de vinho é muito legal!
O grande segredo é não ter medo de experimentar, de descobrir novas uvas, novos páises, dar chance a novos produtores se desvencilhando dos rótulos famosos. Esse é meu exercício diário e dele não me canso nunca!


2- Quanto mais velho, melhor o vinho.
Uma das imagens mais associadas aos vinhos, tanto que se tornou ditado popular. E também esconde uma boa dose de exagero. Na verdade, apenas pequena parte dos vinhos produzidos em escala comercial envelhece bem. Os vinhos mais acessíveis geralmente são produzidos prontos para consumo imediato; Não há uma regra mas geralmente os vinhos aptos para guarda são tintos dos grandes produtores, tais como franceses de Bordeaux e Borgonha, espanhóis da Rioja e italianos tipo Barolo. Vinhos brancos que envelhecem bem são raros e caros, sempre.
No caso dos tintos, a condição essencial para que envelheçam bem é que possuam um elevado teor de taninos e antocianos - duas substâncias que estão contidas na casca da uva. Os taninos (que também estão presentes na madeira das barricas em que os vinhos descansam antes de ser engarrafados), além de conferir adstringência ao sabor, tem um efeito anti-oxidante que combate os radicais livres possibilitando vida mais longa ao vinho. Os antocianos lhe conferem cor, tonalidade intensa quando novo. Portanto, se um tinto de safra recente não apresenta forte adstringência e tem coloração clara, já se sabe que não possui características para o envelhecimento. Segundo o crítico Robert Parker apenas 5% dos vinhos da atualidade tem capacidade para envelhecimento. Os demais devem ser bebidos de imediato ou no máximo em cinco anos, contados a partir da safra no rótulo. Também nunca se deve esquecer que deve-se em posição horinzontal e sob condições ideais de temperarura e umidade, ou seja, sempre em ambiente climatizado(temperatura sempre entre 14ºC e 16ºC) e unidade em torno de 60% a 80%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário