DO BLOG DO DIDU: Já cansei de falar aqui da etiqueta de se freqüentar eventos de vinho. Como se sabe, etiqueta vem da educação e educação está baseada no respeito ao outro. Simples isso. Normalmente se recebe do berço, mas hoje, lamentavelmente as pessoas que freqüentam ganharam dinheiro sem ganhar a educação e assim vemos cenas impagáveis.
Um cidadão arrogante chega na mesa de um produtor, que além de competente é educado e nobre, estende-lhe a taça sem nem cumprimentá-lo e declara simplesmente o nome do vinho top da Quinta em tom de ordem.
O produtor pergunta-lhe: Pois não? E o arrogante repete o nome do vinho impositivamente. O produtor então lhe pergunta: Mas o sr. só quer provar este? Sim, responde o arrogante. Então não vou lhe servir, responde o produtor... Hahahahhaaa só faltou o som do trombone ao fundo: PUÔÔÔUUUMMMMM...
Você, que por me ler, certamente é pessoa educada e de bom gosto, por gentileza, ajude a divulgar algumas dicas para pessoas de pouco trato que resolveram entrar para o mundo do vinho:
- Ao visitar um evento de vinhos não exagere no perfume. Melhor aliás é não usar perfume nesse dia. (Isso é de suma importância! Horrível degustar vinhos com alguém mega perfumado ao lado, o aroma do vinho se perde no vidro de perfume que o fulano derrubou. Infelizmente isso vive acontecendo, inclusive nas degustações em nossa loja, e eu fico sem jeito de falar para a pessoa, fico contanto com o bom senso da pessoa, que nunca vem...)
- Visite o site dos produtores que estarão no evento para se informar de coisas básicas como região, história, relação dos vinhos, curiosidades. É agradável e você pode ganhar tempo conversando de assuntos que acrescentem sua informação.
- Não chegue empurrando os outros visitantes para pegar o vinho. Aguarde sua vez. (E ao chegar sua fez não fique de estátua na frente da mesa atrapalhando os outros que querm degustar também, e principalmente só fique diante da mesa o suficinete para sanar suas dúvidas a respeito do vinho, se a conversa entrar em âmbito pessoal de licença ao próximo)
- Nunca chegue com arrogância querendo logo o topo de gama do produtor. Em 1º lugar é feio, deselegante e mostra sua falta de educação e desrespeito com quem faz o vinho. 2º por que difícil mesmo é um produtor ser bom em sua linha de entrada, no topo de gama todos são bons, vinhedos melhores, seleção mais apurada, maiores investimentos no processo, etc., mas nos vinhos simples... 3º por que você vai se surpreender em 90% das vezes com vinhos abaixo dos topo de gama. 4º por que você ganhará o respeito do produtor e certamente um novo amigo, isso é próprio do vinho.
- Faça um roteiro para aproveitar melhor o evento. Há situações em que é simplesmente impossível se provar de tudo. (Coisa comum de se ver é a falta de planejamento de quem vem degustar: a pessoa para no stand e já vai provando de tudo, do branco ao vinho de sobremesa..... como se degusta dessa forma? Quando vou a uma degustação, além de traçar um panorama do que vou provar, ainda me atenho a ordem de primeiro provar brancos e espumantes, depois passar para os tintos e só ao final provar os fortificados e vinhos de sobremesa. Quando vc prova tudo de uma vez só está simplesmente bebendo, e o pior, desrespeitando o vinho!)
- Cuspa a maioria das provas, impossível se degustar cem vinhos engolindo todos. Chegar ao final do evento “alegre” é compreensível, embriagado é imperdoável. (Cuspir não é falta de eduação, pelo contrário, os cuspidores estão lá para isso! Vale a pena lembrar tabém, em relação as mesas, não fique na frente dos cuspidores se vc não pretendde usa-los. Cansei de ficar com a boca cheia de vinho esperando que o ser a minha frente saisse da frente do cuspidor que ele nem sequer sabia para o que servia...)
- Nunca pegue a garrafa do produtor para se servir. Ele considerará uma ofensa.
- Não é por que você pagou para degustar que tem o direito de desrespeitar os produtores como fez o cidadão que envergonha nossa sociedade, como o que citei acima. Acredite, a vida com elegância é muito melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário