Aqui você já entra aprendendo, o feminino de sommelier é sommelière, então não estranhe o nome do blog e nem pense que está errado!
Resolvi criar esse blog como uma maneira de dividir informações preciosas com apaixonados pela arte de Bacco. Aqui vocês encontraram alguns textos meus e outros que eu garimpo por ai e julgo itneressantes para dividir com vocês!
Entre. leia, se apaixone e fique a vontade, a casa é sua!

segunda-feira, 11 de julho de 2011

A POLÊMICA DO QUANTO MAIS FUNDO MELHOR!

Achei esse post maravilhoso! Muito educativo para aqueles clientes que chegam lá na loja e ficam cutucando o fundo da garrafa...... rsrsrsrsrs
Copiei o post do blog do amigo
PETER WOLFFENBÜTTEL (http://alemdovinho.wordpress.com/2011/07/10/a-polemica-das-garrafas/)


Sabem o que é punt? Se tu és daqueles que pensam que os bons vinhos só vêm em garrafas com fundo côncavo e quanto mais côncavo melhor deviam saber. Pois punt é o fundo da garrafa é aquele “buraco” que tem no fundo. Mas ele nada tem a ver com a qualidade dos vinhos, pelo menos não de maneira direta.

Muitos pensam que quanto mais profundo for o fundo de uma garrafa de vinho ou espumante/champagne melhor é o líquido que está ali dentro ou mesmo que ele tem influência na evolução e qualidade do vinho ali armazenado.

Pois o tal de punt, na verdade, é, hoje uma tradição na fabricação das garrafas, ele servia quando as garrafas eram feita artesanalmente para que a emenda do vidro não formasse uma saliência que não permitiria que as garrafas ficassem em pé ou mesmo poderiam cortar que inadvertidamente ali colocasse a mão.

Hoje o fabrico das garrafas é feito com molde e não assopradas como eram antigamente, mas a cultura de fazê-las assim permaneceu. Hoje, a fora as garrafas de espumante e champagne que possuem muita pressão em face da segunda fermentação e aí o punt é necessário para a distribuição desta pressão ou mesmo para acomodar as borras.

De resto serve somente pela tradição, para dar um pouco mais de equilíbrio as garrafas quando estas são postas em pé ou mesmo quando empilhadas. Penso até que algumas máquinas possam usar o punt para a utilização nas esteiras de rodagem.

Portanto, de maneira alguma, este buraco servirá para decidir se estamos na frente de um bom vinho ou não. Nunca devem ser motivo determinante na compra de um vinho. Na verdade é certo que estas garrafas pesadas, com um punt profundo, são garrafas caras e por certo não conterão um líquido de má qualidade. Mas influência direta sobre o vinho ou sua evolução creio que não tem.

Assin, antes de fazer um exame de toque nas garrafas, leia as informações, principalmente do contra-rótulo ou utiliza-se de vários artigos publicados na internet e nos blogs de vinhos, certamente surtirá melhor efeito do que decidir sua compra pela profundidade do punt.

Ainda bem que ainda não estamos bebendo garrafas e rótulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário