Amo uvas diferentes e a casta da vez é a Graciano!
A Graciano é uma das uvas tintas mais importantes da região vitivinícola da Rioja, na Espanha. Outros nomes pelos quais a variedade atende são Tinta Miúda e Morrastel.
Tradicionalmente utilizada para o produção de vinhos de corte. Atualmente, com valorização das uvas autóctones, é possível encontrar excelentes vinhos varietais elaborados com a Graciano.
A uva Graciano traz vários desafios ao produtores, demora muito a amadurecer, é propensa ao ataque de pragas e doenças, além de contar com baixos rendimentos. Mas, quando essas adversidades são superadas, o resultado vale à pena, pois a variedade dá origem a vinhos com grande complexidade.
ORIGEM DA UVA GRACIANO
A uva Graciano é originária da Espanha. Além de sua terra natal, a variedade também é cultivada em Portugal, na França, principalmente dentro da região de Languedoc-Roussillon, na Argentina, nos Estados Unidos e na Austrália.
OS AROMAS DA GRACIANO
A Graciano apresenta um bouquet aromático elegante, onde destacam-se aromas de hortelã e frutas negras, notas minerais e de especiarias doces.
HARMONIZAÇÕES CERTEIRAS COM GRACIANO
Os vinhos tintos elaborados com a uva Graciano contam com ótima acidez e grande presença tânica, características que proporcionam um excelente potencial de envelhecimento. Confira alguns exemplos de boas harmonizações com a variedade:
Carnes Vermelhas
Massas com Molhos Ricos
Queijos
O VINHO DEGUSTADO:
FINCA CONSTANCIA PARELA 12 SINGLE VINEYARD
Nenhum comentário:
Postar um comentário