Aqui você já entra aprendendo, o feminino de sommelier é sommelière, então não estranhe o nome do blog e nem pense que está errado!
Resolvi criar esse blog como uma maneira de dividir informações preciosas com apaixonados pela arte de Bacco. Aqui vocês encontraram alguns textos meus e outros que eu garimpo por ai e julgo itneressantes para dividir com vocês!
Entre. leia, se apaixone e fique a vontade, a casa é sua!

domingo, 21 de janeiro de 2018

SAFRA 2018 - UM EXCELENTE PROMESSA

Uma nova safra se iniciou, nova oportunidade para consagração da vitivinicultura brasileira, e ao que tudo indica teremos uma safra em que os vinhos ícones de muitias vinícolas encontrarão condições perfeitas para serem poeticamente elaborados.
Depois de registrar a maior colheita da história do Rio Grande do Sul, com 753 milhões de quilos de uva em 2017, antecedida pela quebra de safra recorde em 2016, com perda de 57%, a vindima 2018 deverá ficar dentro das expectativas e segundo o que ouvi de uma colega produtora de uvas, tanto viníferas, como não viníferas, reclamar da qualidade nesta safra é até pecado!
As condições climáticas e o manejo adequado realizado ao longo dos meses estão proporcionando às uvas boa qualidade e níveis altos de graduação de açúcar, o que deverá resultar, novamente, em ótimos vinhos, espumantes e sucos de uvas com altíssima qualidade!
As variedades precoces tiveram a colheita adiantada, iniciando já na segunda quinzena de dezembro pois por conta do pouco frio feito no inverno a brotação começou antes, porém, as noites mais frias no mês de dezembro fizeram com que as variedades tardias estejam maturando no período considerado normal. A previsão é de um volume 20% menor do que no ano passado porém uma qualidade maior.
A Emater/RS também projeta uma safra dentro da média dos últimos anos. “Contabilizando todas as uvas, independente do destino, e incluindo o consumo in natura, acreditamos que devam ser colhidas cerca de 750 mil toneladas da fruta em todo o Estado. Se mensurássemos apenas as uvas para processamento, destinadas a elaboração de vinhos, espumantes e sucos de uva, acreditamos que este número passará para, aproximadamente, 600 mil toneladas”, prevê Enio Ângelo Todeschini, engenheiro agrônomo e assistente técnico regional de fruticultura da Emater. “Se o clima continuar assim para viticultura é muito bom, pois diminui o risco de doenças e melhora a maturação da uva. Por enquanto, a qualidade está excelente. ”, completa.
As variedades Bordô, Niágara, Violeta, Concord, Pinot Noir e Chardonnay, por exemplo, foram as primeiras a serem colhidas no Estado. Entre dezembro e janeiro, as vinícolas estão recebendo também as Merlot, Riesling Itálico e Glera (Prosecco), e em fevereiro e março serão a vez das Cabernet Souvignon e Franc, Tannat, Moscato Branco, Isabel e Trebbiano. Diante disso é quase certo que a safra de 2018 termine precocemente como começou e tudo aponta para uma safra de excelente qualidade!
Os números das últimas safras gaúchas*             
Ano
Volume (milhões de quilos)
2011
709,6
2012
696,9
2013
611,3
2014
606,1
2015
702,9
2016
300,3
2017
753,2

Fonte: Ibravin

Nenhum comentário:

Postar um comentário