O
vinho é um produto gastronômico por excelência, nenhuma bebida
enriquece tanto um prato como o vinho. Faça acompanhar a simples
macarronada de Domingo com um Chianti e terá em sua mesa em
banquete!
A
combinação vinho & comida, que chamamos de enogastronomia,
enobrece qualquer refeição, das mais simples como uma massa caseira
com um Chianti, até as mais sofisticadas como um fois gras com
Sauternes.
A
combinação de vinho e comida e como um casamento, em que o
temperamento do prato tem que bater com o gênio do vinho. Mas como
fazer com que esse casamento dê certo?
A
enogastronomia não é uma arte fácil de ser trabalhada. No entanto
existem alguns segredos que facilitam muito o sucesso desse
casamento. Vamos ver alguns deles:
-
Considere o corpo do vinho e do prato. Pratos mais fortes e com muito sabor pedem vinhos mais encorpados, enquanto para pratos mais delicados, vinhos mais leves.
-
O churrasco ficará ainda mais maravilhoso se ladeado de um bom vinho da casta Malbec, Tannat ou Cabernet Sauvignon, que são naturalmente ricos em taninos e com boa acidez para contrabalançar a gordura da carne.
-
A intensidade aromática não pode ser esquecida. Pratos com muitas especiarias pedem vinhos igualmente aromáticos e também com maciez para se contrapor à sensação das especiarias na boca. Um bom tinto da casta Syrah ou um branco Gewurztraminer, dependendo do prato, podem ser bons acompanhamentos.
-
Peixes e frutos do mar, por sua suavidade e delicadeza, se dão melhor com brancos. Não se deve servir peixes de água salgada com tintos, pois o sal em contato com o tanino gera um sabor metálico extremamente desagradável na boca. A exceção são os tintos da casta Pinot Noir e a grande maioria dos vinhos rosês.
-
Aves e caças variam de acordo com a intensidade do sabor. Patos e coelhos se dão bem com tintos encorpados e aromáticos. Frangos e perus se casam com brancos encorpados e com estágio em barricas de carvalho, ou tintos mais leves sem estágio em barricas, como os Merlots e Carmeneres mais simples.
-
Comida japonesa combina muito bem com vinhos brancos acídulos como os da casta Sauvignon Blanc e também com espumantes de bom corpo e paladar seco. O tradicional Prosecco também é uma excelente opção, apesar de apresentar normalmente certa doçura.
-
A maioria das pizzas de queijo, faz excelente par com os tintos de médio corpo e bem frutados, como os elaborados com as uvas Merlot, Carmenère, Sangiovese, Tempranillo e os tintos do Sul da Itália.
-
Os queijos normalmente combinam melhor com os vinhos brancos, pois o sal e o tanino dos tintos normalmente não conseguem bom resultado. Mais uma vez a exceção vai para os tintos leves como os elaborados com a casta Pinot Noir e Cabernet Franc. A mesma coisa vale para o fondue de queijo, comum nessas noites frias.
Mas lembre-se sempre: o bom do vinho é o prazer
que ele proporciona, e se te dá prazer combinar peixe com vinho
tinto, vá em frente, divirta-se e bom casamento!
Nenhum comentário:
Postar um comentário