Aqui você já entra aprendendo, o feminino de sommelier é sommelière, então não estranhe o nome do blog e nem pense que está errado!
Resolvi criar esse blog como uma maneira de dividir informações preciosas com apaixonados pela arte de Bacco. Aqui vocês encontraram alguns textos meus e outros que eu garimpo por ai e julgo itneressantes para dividir com vocês!
Entre. leia, se apaixone e fique a vontade, a casa é sua!

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

VINHO 1001 UTILIDADES

Não é só o "bombril" que tem 1001 utilidades! Abriu uma garrafa de vinho e não conseguiu consumí-la totalmente? Não o jogue no ralo (salvo se estiver estragado...). Aprenda 10 bons usos que você pode dar para ele (e eu que só o usava para cozinhar...):

1. Corante para tingimento
Se você já teve o azar de derramar uma boa quantidade de vinho em sua roupa, sabe muito bem que ela dificilmente sai. Na verdade, o próprio vinho pode ser usado para tingir o tecido, desde que você não seja muito exigente quanto a paleta de cores, que pode variar de rosa pálido, um roxo profundo roxo ou um cinza-azulado (dependendo do vinho). Para fazer isso, aqueça o vinho até ferver em uma panela grande, adicione a roupa que deseja e revolva-a no corante por 10 minutos. Quando esfriar, lave-a e estenda em seguida.

2. Lave frutas e legumes
fazendo o mesmo efeito de um bicarbonato de sódio, o vinho pode ser usado para lavar frutas e verduras. O álcool dissolve as impurezas na superfície e mata várias bactérias como a Salmonella e a Escherichia coli.

3. Máscara Facial
Você ainda tem em sua geladeira uma garrafa que abriu no Ano Novo? Converta-a em uma máscara facial. O poder antioxidante do vinho oferece benefícios se aplicado diretamente sobre a pele. Muito simples de preparar, coloque em uma tigela, 2 colheres de sopa de vinho tinto e 4 de mel. Misture e aplique a pomada no rosto e pescoço. Deixe por 20 minutos e remova com água morna.

4. Remova manchas de gordura
Nem ajudantes musculosos ou produtos sofisticados... Nada melhor para remover a gordura de sua cozinha que a acidez de um Sauvignon Blanc, que você abriu para espantar o calor. Do mesmo modo, ajuda a remover manchas de óleo no chão de garagens e calçadas.


5. Cura de contusões
Um antigo remédio popular recomendava mergulhar um pedaço de pão no vinho e depois aplicá-lo sobre a contusão para ajudar a curá-la mais rapidamente. Acredite ou não, é uma verdade científica que esta bebida é rica em flavonóides, um antioxidante natural que tem efeito anti-inflamatório no corpo.

6. Limoador de vidros
O vinho guardado está a caminho de se tornar um vinagre, por isso funciona bem para limpar janelas sujas. Adicione as sobras em um pulverizador, encha com água e aplique a mistura em vidros e espelhos. Em seguida, esfregue e seque com jornal.

7. Vinho branco para limpar vinho tinto (essa muita gente já sabia...)
Você está numa festa e num gesto de entusiasmo derrubou seu copo de vinho no tapete do anfitrião. O que fazer? Peça um copo de vinho branco, despeje o conteúdo sobre a mancha e esfregue com uma toalha imediatamente. Ninguém vai descobrir o seu pequeno acidente.


8. Cozinhar
Sabe-se que o vinho tinto melhora o sabor dos alimentos. Se você tem uma garrafa aberta que está apenas "passada", não hesite em usá-lo para marinar uma carne no forno, por exemplo. A mistura de vinho com mexilhões, azeite, alho, salsa e pimenta pode se tornar o ingrediente gourmet que estava faltando na sua mesa.


9. Faça gelatina
Vinho, um pouco de açúcar e uma porção de pectina líquida, é tudo que você precisa para preparar uma sobremesa bastante original: uma gelatina de vinho. Se você quiser ousar, acrescente uma lata de frutas em calda para reduzir a acidez e adicionar sabor.


10. Faça vinagre
Se nenhuma das opções acima servir para você, sempre se pode deixar a natureza seguir seu curso e o do vinho, onde o tempo se encarregará de transformá-lo em vinagre. Você só tem que deixar a garrafa aberta em temperatura ambiente por um par de semanas.


Fonte: traduzido e adaptado de Planeta Joy sobre original de The Huffington Post

Nenhum comentário:

Postar um comentário