ORIGEM
Acredita-se que as raízes da uva verdejo estejam diretamente relacionadas à região espanhola de Rueda, um município da província de Valladolid, comunidade autônoma de Castilla y León.
Estima-se que a uva vem sendo cultivada na área há centenas de anos, com registros históricos que remontam ao século 11.
Contudo, há ainda a teoria de que a origem da verdejo ocorreu de fato no continente Africano, e foi levada por meio de migrações cristãs para a Península Ibérica, especificamente para a Espanha, onde se tornou notável na produção de vinhos brancos feitos a partir dessa uva.
CARACTERISTICAS
Como as parreiras estão situadas na região norte da Espanha, o desenvolvimento é influenciado pelo clima moderado da localidade. Adaptadas ao clima seco e continental do local, resistem ao calor intenso do verão e às temperaturas frias do inverno. O solo é do tipo pedregoso.
Ao observar o aspecto visual da fruta, é possível notar que os cachos formados pela junção dos bagos são médios e compactos, ao passo que a casca da uva tem espessura mediana e cor esverdeada e amarelada.
Devido às condições climáticas, os rótulos de verdejo costumam ser frescos e apresentar aromas minerais, de flores brancas e de frutas maduras brancas como limão, pêssego e maçã-verde, além de caráter herbáceo que remete à feno fresco, e média acidez.
Além dos vinhos tranquilos, é possível produzir espumantes a partir da verdejo. Podem apresentar notas cítricas, perlage fina e acidez refrescante. Também é muito comum a verdejo ser utilizada em blends, juntamente com a sauvignon blanc e a viura (macabeo).
HARMONIZAÇÃO
- Peixes de carne branca
- Risoto de alho poró
- Risoto ou pizza de tomate seco e rúcula
- Risoto de gorgonzola
- Pastas com molho branco e queijo
FONTE: Blog Diivino
Nenhum comentário:
Postar um comentário