Aqui você já entra aprendendo, o feminino de sommelier é sommelière, então não estranhe o nome do blog e nem pense que está errado!
Resolvi criar esse blog como uma maneira de dividir informações preciosas com apaixonados pela arte de Bacco. Aqui vocês encontraram alguns textos meus e outros que eu garimpo por ai e julgo itneressantes para dividir com vocês!
Entre. leia, se apaixone e fique a vontade, a casa é sua!

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

MIOLO SINGLE VINEYARD SYRAH


Lançamento da Vinícola Miolo, a linha Single Vineyard encanta tanto pela linda apresentação como pelo conteúdo, nos dando um vinho extremamente bem feito, intenso e na maior expressão da casta a que se refere. Hoje vou falar do Syrah em homenagem ao meu marido baiano, pois essa casta especifica é plantada em um vinhedo especial lá lá no Vale do São Francisco, sertão da Bahia!
No aroma senti notas de pimenta preta, borracha, chocolate preto e um discreto toque floral. Na boca apresenta taninos ainda bem presentes e acidez equilibrada, Deve melhorar muito ainda em garrafa, pois ao meu ver ainda é um bebê e tem potencial para crescer muito ainda! Assim como o seu irmão de linha, o Touriga Nacional que será tema de outro post aqui no blog!

DESCRIÇÃO
O Single Vineyard é um vinho de um único vinhedo, onde se encontra a máxima expressão do Terroir. Os vinhos oriundos deste brasileiro deserto feliz e energético, deste bioma caatinga, do Vale do São Francisco são modernos e, de todo o Brasil, a uva Syrah apresenta aqui a sua máxima expressão.
A singularidade deste Syrah, provém da característica de solo do micro-lote selecionado em que foram produzidas as uvas nos vinhedos da Terranova.
O Miolo Single Vineyard Syrah é proveniente da Região do Vale do São Francisco, colhido na safra 2017 no micro-lote do Vinhedo do Mandacaru, Quadra 14, Parcela A, através de colheita manual e seletiva de 1,4 héctares.


VINHA
Região: Vale dos São Francisco/BA
Solo: Arenoargiloso de topografia plana
Clima: Tropical e semiárido
Variedade(s): Syrah
Micro-localização: Vinhedo do Mandacaru, Quadra 14, Parcela A
Colheira: Manual e seletiva (colheira de Inverno, primeiro semestre)
 
VINIFICAÇÃO
- Desengace total dos cachos, sem esmagamento;
- Maceração pré-fermentativa a frio por 5 dias, em tanques de aço inoxidável;
- Fermentação alcoólica e maceração a temperatua controlada de 25 a 30ºC, com apropriada gestão da extração polifenólica através de remontagens abertas, fechadas, pigeages e delestages;
- Maceração pós-fermentativa de 10 a 15 dias para aporte extra de tanino da casca da uva (a duração desta maceração final está dependente da realização espontânea e total da fermentação malolática no bagaço);
- Tempo total de maceração com as cascas: 30 dias, em média;
- Descube por gravidade e separação do vinho flor do vinho prensa;
- Amadurecimento em barricas de carvalho francês por 12 meses;
- Sem colagem e com filtração grossa.