Aqui você já entra aprendendo, o feminino de sommelier é sommelière, então não estranhe o nome do blog e nem pense que está errado!
Resolvi criar esse blog como uma maneira de dividir informações preciosas com apaixonados pela arte de Bacco. Aqui vocês encontraram alguns textos meus e outros que eu garimpo por ai e julgo itneressantes para dividir com vocês!
Entre. leia, se apaixone e fique a vontade, a casa é sua!

quarta-feira, 26 de março de 2014

JOIAS ARGENTINAS



Argentina hoje o 8º lugar no ranking de consumidores de vinhos, hoje os hermanos consomem anualmente nada mais nada menos que cerca de 25 litros per capita, isso contra nós brasileiros que consumimos perto de 2 litros per capita no mesmo periodo!
Há alguns anos atrás tive a chance de conhecer Mendoza e de la voltei encantada com as joias escondidas, bem diferentes das marcas que conhecemos por aqui.
No Brasil sinto que se liga muito para marcas conhecidas tais como Catena, Terrazas, Norton, Salentainetc. E quando o turista tem a chance de ir visitar a região se conforma em somente ir conhcer essa imensas vinícolas sem perceber que o vinho argentino e feito de poesia, mistério e principlamente qualidade! E toda essa poesia se encontra em recantos escondidos bem distantes das gigantes e conhecidas vinícolas.
Ficamos 15 dias em Mendoza e conseguimos descobrir muitos tesouros, a seguir divido alguns desses segredos com meus queridos leitores para que em uma proxima oportunidade também de deleitem:

FINCA LA LUZ
www.fincalaluz.com.ar
Fundada a mais de 60 anos por um imigrante italano, em pleno coração do Valle do Uco, seus vinhedos possuem um terroir extraordinario com caracteristicas únicas. Os vinhedos se encontram em uma altitude de 1.100 metros e aos pés da cordilheira dos Andes, onde há séculos uma grande coruuja branca protege os vinhedos com tenacidade, sendo a grande lenda da região, a Verdadeira Guardiã dos Vinhedos.
A linha Callejon del Crimem traz vinhos intensos, robustos e carregados de mistério, pois conta a lenda que o vinhedo onde se plantam as vinhas foi o cenário para um crime passional.

CARMELO PATTI
San Martin 2614, Mayor Drummond, Luján de Cuyo.
O mago dos vinhos da Argentina, Carmelo Patti é um enólogo de vocação, que elabora o vinho em uma antiga vinícola e em sua própria garagem. Quem visita a vinícola, é acompanhado pessoalmente por Carmelo ao longo de um agradável passeio por sua propriedade, onde explica animadamente os diferentes processos e conta sua própria história. É um dos enólogos mais apaixonados - e consequentemente, mais comentado - de Mendoza. Jamais o verá sem um sorriso no rosto. Embora possa parecer um lugar humilde quando visto de fora, Carmelo produz vinhos vendidos em todos os cantos do mundo, pois muitos dos que visitam a vinícola, viram seus leais fãs e mantêm o contato, fazendo encomendas especiais. É fácil ver porque eles se apaixonam por esta personagem mendocina, e pelos seus vinhos.

RENACER
www.bodegarenacer.com.ar
Esta vinícola de proprietários chilenos elabora um ótimo Malbec, e é a única na Argentina que produz Sauvignon Blanc a partir de uvas chilenas, do Vale de Casablanca. Na Argentina, é quase impossível comprar vinho de qualquer outro país, então, esta vinícola oferece uma interessante comparação entre um Sauvignon Blanc produzido em solo argentino e um produzido no clima marítimo do Chile. Projetada como um castelo com paredes de pedra, esta vinícola de médio porte foi construída ao lado de um pequeno lago ou reservatório, com peixes e cisnes. Os visitantes podem ter uma aula especial sobre blends, onde aprendem a combinar diferentes amostras de Malbec, a fim de criar seu próprio corte. É possível também fazer uma visita e degustar todas as suas linhas de vinho. Vinho a degustar: seu Enamore, um Malbec estilo amarone, elaborado com uvas parcialmente dessecadas após a colheita.

Outras bodegas que valem MUITO a visita:

O.FOURNIER
http://www.ofournier.com/web/ar_00_in.html


RUCA MALÉN
http://www.bodegarucamalen.com/


BODEGA CAVAS DE WEINERT
http://www.bodegaweinert.com/