Aqui você já entra aprendendo, o feminino de sommelier é sommelière, então não estranhe o nome do blog e nem pense que está errado!
Resolvi criar esse blog como uma maneira de dividir informações preciosas com apaixonados pela arte de Bacco. Aqui vocês encontraram alguns textos meus e outros que eu garimpo por ai e julgo itneressantes para dividir com vocês!
Entre. leia, se apaixone e fique a vontade, a casa é sua!

sábado, 18 de julho de 2015

10ª CONFRARIA DO ESPUMANTES - ADOLFO LONA

Desde antes de resolver vir morar nessa terra abençoada eu trocava algumas ideias com pessoas especiais como Adolfo Lona. Vim para cá e na correria da mudança só fui conhece-lo pessoalmente mais de 01 ano depois de instalada em terras galdérias. A oportunidade se deu em março de 2015 por ocasião do 10ª encontro da Confraria do Espumante de Garbaldi, ocasião também que sagrou a minha  primeira participação nesse evento.




 Adolfo é inegavelmente uma pessoa encantadora, um verdadeiro gentleman. e em sua apresentação mostra o porque realmente é conhecido como o Mago dos Espumantes, ele deu uma aula a todos os confrades abordando desde a historia, elaboração e passando em detalhes também por serviço e degustação!



Foram degustados 05 espumantes uma verdadeira aula sobre as diferenças entre métodos e tipos de borbulhantes.

  • BRUT CHARMAT: Elaborado em grandes tanques de auto clave pelo método Charmat Longo,  esse espumante tem como base a uva Chardonnay com um leve toque de Pinot Noir, se mostra leve e equilibrado ao paladar.
  • BRUT ROSÊ: Como uma grande amante de espumantes rosês eu não posso negar que depois do PAS DOSÉ esse foi meu queridinho da noite. e um assemblage perfeito de Chardonnay e Pinot Noir, esse espumante mostra uma coloração belíssima lembrando casca de cebola e sabor intenso e cremoso. Também elaborado pelo método charmat longo com 06 meses de autólise,
  • BRUT CHAMPENOISE:  elaborado com Chardonnay e Pinot Noir esse espumante  tem apenas 08 gramas de açúcar por litro e permaneceu em autólise por 18 meses.  Um espumante perfeito ao paladar!
  • NATURE (PÁS DOSE): Meu preferido da noite, um espumante elaborado pelo método champenoise, 18 meses de autólise e um discreto e delicioso toque de carvalho. Um espumante intenso, estruturado e inesquecível!
  • DEMI-SEC: para agradar alguns paladares Adolfo nos serviu um demi-sec para fechar a noite.  Elaborado pelo método Charmat com a uva Moscato  com 4 meses de autólise. Com esse espumante, a proposta  de Lona é oferecer ao mercado um produto diferenciado, com teor de álcool de 12% semelhante aos espumantes tradicionais, e conteúdo de açúcares de 25 gramas por litro. Um espumante bem interessante, intensamente aromático e com excelente equilíbrio entre açúcar e acidez.
Ainda me restou a curiosidade de provar o delicioso ORUS PÁS DOSE, espero em breve ter essa oportunidade e aproveitar para conversar e aprender mais um pouco com essa figura simpática que é o nosso Mago dos Espumantes!



TEXTO RETIRADO DO JORNAL BON VIVANT:

Autoridade quando o assunto é espumantes, Adolfo Lona chegou ao Brasil em 1973 contratado pela Martini & Rossi. O objetivo era elaborar uma bebida de qualidade superior. E o fez. O espumante De Gréville foi lançado em 1975 e foi um sucesso. Na época em que o argentino chegou ao Brasil, a Martini era presidida por Francisco Reti. “Era um visionário; o setor deve agradecer pelo seu empenho. Ele acreditou no potencial para produzir espumantes e no potencial do mercado consumidor brasileiro, conta Lona. A Martini foi adquirida no início dos anos 1990 pela Bacardi, fabricante de rum. “Essa mudança de cultura fez com que se perdesse o entusiasmo e o foco em permanecer na área de vinhos e espumantes. Ao comprovar isso decidi sair em 2004 e abrir minha pequena vinícola produtora de espumantes. O fiz acreditando na minha capacidade e no potencial que ainda o mercado oferece”, explica. Hoje a Adolfo Lona elabora em torno de 65 mil garrafas de espumante por ano.

Lona veio para contribuir com a qualidade dos espumantes no Brasil. Passados 40 anos desde sua chegada, o enólogo afirma que houve muitos avanços, principalmente com relação à colheita e à escolha dos equipamentos tecnológicos. “Eu destacaria também avanços na área vitícola, como a implantação do sistema de condução em espaldeira, que permite obter uvas mais sadias e maduras, e a consolidação do cultivo de Chardonnay e Pinot Noir. Na área enológica, os procedimentos para elaborar espumantes, tanto pelo método charmat como pelo método tradicional, foram aperfeiçoados e dominados por um elevado número de enólogos”, diz Lona. E completa: “nossos espumantes são diferentes porque têm cores, aromas e sabores próprios, bem brasileiros. Estamos na categoria dos espumantes de alta qualidade do mundo, com nosso estilo, com nosso sabor, com nosso DNA. Hoje, sem sombra de dúvida, o Rio Grande do Sul sabe como elaborar espumantes de qualidade”.

De acordo com o especialista, o consumo de espumante cresce a cada ano porque o brasileiro descobriu os atributos do espumante: alegre, leve, descontraído, sofisticado, versátil. “O espumante é a bebida que tem tudo a ver com o brasileiro e com boa parte de sua gastronomia. As pessoas perderam o preconceito que limitava o consumo a festas e comemorações. O desafio é acompanhar esse crescimento com produtos cada vez melhores e não permitir que alguma coisa possa prejudicar esse caminho de crescimento. A evolução do mercado comprova que os espumantes nacionais são os preferidos dos consumidores na comparação com os importados. Este é um patrimônio que não pode ser jogado fora ”.

PÉROLAS DA SERRA GAÚCHA - Vinícola Angelo Fantin

CASA FANTIN – Um paraíso perdido em meio a Monte Belo do Sul



Longe do tradicional circuito de vinícolas da serra gaúcha, na Linha Argemiro em Monte Belo do Sul se esconde  a Vinícola Casa Ângelo Fantin. Conhecer essa vinícola é  privilégio para poucos!
Descobrimos a vinícola por conta  de minha paixão por casas antigas.  Aristides Fantin o dono da Vinícola restaurou a casa de pedra de seu bisavô,  casa que data de 1878. 
Cada pedra foi reencaixada pelas mãos do vinicultor Aristides Fantin que carrega em sua alma a paixão pela história da família que veio da Itália nos idos de 1970.
Hoje a casa recebe grupos  para degustar a maravilhosa comida colonial  preparada pelas mãos caprichosas de  legítimas nonas italianas acompanhada pelos vinhos fantásticos elaborados em sua cantina.







A cantina de Fantin está anexo a casa de pedra e a  sua moradia também . O cuidado de Fantin com seus vinhos é de emocionar. Desde a uva de vinhedos próprios, o cuidado com a maturação, o momento exato de colher, as passagens diárias na cantina para verificar o andamento da fermentação.  O merlot de 2015 por exemplo  foi colhido em 3 fases de forma a colher todas as uvas completamente maduras. Aliás, o grande diferencial de Aristides Fantin  é o fato de todos os seus vinhos serem elaborados de vinhedos próprios.
A vinícola foi fundada em 2008 e  quase todos os seus vinhedos são em espadeira simples com  baixíssima produção  todas inferiores a 2  quilos por planta a maioria até 1.5 quilos por planta! Uma produção mais do que pequena !






Os  vinhos de Aristides Fantin exalam alma e paixão. Tomamos amostras de tanque de todos os vinhos da safra de 2015, todos impressionantes em qualidade! Aliás, os vinhos de Fantin,  só pelo fato de estarem no tanque,  já mostram que foram aprovados por sua  analise criteriosa.  Fantin não aceita fazer vinhos medíocres, o vinho que fica mais ou menos ele simplesmente descarta! Foi assim em 2013 com o Cabernet  Franc  e 2014 com o Cabernet Sauvignon.
Do Merlot 2014 trouxemos alguns exemplares  é um vinho intenso em coloração e aromas com taninos muito equilibrados e grande frescor. Perfeito para acompanhar brusquetas  queijos e pão italiano com azeite!


Fantin acredita na pureza dos vinhos e só elabora varietais sem passagem em barrica. Faz experiências interessantes como a elaboração de um Prosecco como vinho tranquilo e um Moscato Canelli seco, perfumado, encorpado e super mineral.  
O Cabernet Franc de 2015 que ainda está em tanque é uma promessa de intensa qualidade, já encomendamos 02 caixas!

Enfim, a visita na Casa Fantin é uma rara oportunidade de se entender a verdadeira alma e coração do imigrante italiano.