Aqui você já entra aprendendo, o feminino de sommelier é sommelière, então não estranhe o nome do blog e nem pense que está errado!
Resolvi criar esse blog como uma maneira de dividir informações preciosas com apaixonados pela arte de Bacco. Aqui vocês encontraram alguns textos meus e outros que eu garimpo por ai e julgo itneressantes para dividir com vocês!
Entre. leia, se apaixone e fique a vontade, a casa é sua!

terça-feira, 1 de abril de 2014

ROLHA INFLÁVEL PROTEGE O VINHO DEPOIS DE ABERTO



Uma nova ferramenta vai alegrar os consumidores de vinho, uma 'rolha de ar', como pode ser classificada. Na verdade o 'Air cork' é uma bolsa inflável que assim que colocada dentro da garrafa impede a entrada de gases que a aceleram o envelhecimento do vinho.
O gás nitrogênio é uma das formas mais comuns de deslocar ar na garrafa, e o ar é um dos fatores que afetam o frescor do vinho, assim como o calor e a luz. Por isso uma empresa decidiu criar um método não químico, de eliminar o oxigênio da garrafa.
A ferramenta faz o serviço do nitrogênio, ocupando o espaço que o ar ocuparia e evitando o contato dele com o liquido dentro. O Air cork é uma pequena bexiga que é colocada dentro da garrafa e depois é cheia com uma bombinha que fica para o lado de fora. Depois disso, basta apertar um dispositivo que perto da bomba que a bola esvazia.
Algumas pessoas que já usaram, disseram que além de prático é uma ferramenta divertida, além de fácil.  O Air Cork pode ser encontrado no site da empresa e também na Amazon ao custo de US$ 24,95.
Segue link:
http://www.amazon.com/Air-Cork-AC-Wine-Preserver/dp/B00837T7KG

FONTE: Revista adega - noticias

VINHO E SAÚDE: Benefícios do consumo para as mulheres de meia idade.

divulgação
Cientistas descobriram que o consumo de vinho é benéfico para mulheres mais velhas, que são mais propensas aos problemas ósseos. O consumo diário de uma taça aumenta a densidade dos ossos e estimula o processo de restauração do tecido.
O organismo humano passa por um processo de regeneração de células que diminui com o passar do dos anos. Em mulheres mais velhas esse efeito é acentuado, por causa da menopausa e da redução da produção do estrogênio, um dos responsáveis pelo efeito de restauração.
Estudos recentes feitos pela Universidade de Oregon acompanharam 40 mulheres, que tomaram diariamente um copo de vinho e logo depois de abstiveram durante um período. As analises mostraram que o sangue 'sóbrio' tinha uma quantidade maior de marcadores moleculares, que indicam a destruição das células.
No dia após a análise, essas mulheres voltaram a ingerir vinho, e foi feita outra análise que mostrou uma redução rápida da concentração dessas moléculas.
O vinho também ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares e acidentes vasculares cerebrais, conhecidos popularmente como AVC, além de aumentar a qualidade de vida em homens e mulheres.

TRABALHE DUAS HORAS E COMPRE UMA GARRAFA DE VINHO

Reportagem muito interessante da REVISTA ADEGA: aqui no Brasil precisamos trabalhar 02 horas para comprar uma garrafa de vinho! 
Taí da próxima vez que achar teu trabalho entediante lembre-se que em 08 horas de teu trabalho vão render 4 garrafas do néctar dos deuses!

"Uma pesquisa da revista online francesa La Feuille de Vigne revelou o tempo que uma pessoa precisa trabalhar para ganhar dinheiro suficiente para adquirir uma garrafa de vinho. Segundo os dados, a média mundial gira em torno de 7 horas e 15 minutos de “labuta”. O Brasil aparece no meio da tabela, com o consumidor tendo que gastar cerca de 2 horas de trabalho para poder levar um vinho para a casa.
O estudo utilizou dados estatísticos do Numbeo, banco de dados da Organização Internacional do Trabalho, órgão que mede o custo de vida no mundo. De acordo com a revista, o tempo estimado para a aquisição do vinho em cada país foi elaborado a partir do preço médio do produto vendido em lojas de varejo do salário médio por hora de cada nação citada.
Os 19 países onde o vinho é mais acessível para os cidadãos se encontram na Europa. Em Luxemburgo, líder do ranking, por exemplo, uma pessoa precisa trabalhar apenas 14 minutos para conseguir uma garrafa da bebida, um minuto a menos do que o necessário para os austríacos. Dinamarqueses, suíços e franceses também precisam de menos de 20 minutos de trabalho para garantir seu vinho.
Agora, fora da Europa, destaca-se a Austrália, onde seus habitantes precisam trabalhar em média 20 minutos para efetuar a compra do produto. Nos Estados Unidos, por outro lado, o cidadão precisa trabalhar 44 minutos para garantir uma garrafa, aparecendo na 27a posição do ranking.
A pesquisa também constatou, sem surpresa, que no caso dos países produtores de vinho, as pessoas conseguem encontrar o produto a preços mais baixos, pois no valor da bebida não há a adição do custo de transporte nem do custo da importação, o que a torna mais acessível à população. Ainda assim, em países como a Argentina, por exemplo, um consumidor precisa empenhar quase 3 horas de seu trabalho para adquirir um vinho.
Nos últimos postos da lista estão Irã, Indonésia e Bangladesh. No Irã, onde a religião proíbe o consumo de bebidas alcoólicas, é preciso trabalhar por quase 60 horas para conseguir uma garrafa de vinho."