Aqui você já entra aprendendo, o feminino de sommelier é sommelière, então não estranhe o nome do blog e nem pense que está errado!
Resolvi criar esse blog como uma maneira de dividir informações preciosas com apaixonados pela arte de Bacco. Aqui vocês encontraram alguns textos meus e outros que eu garimpo por ai e julgo itneressantes para dividir com vocês!
Entre. leia, se apaixone e fique a vontade, a casa é sua!

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

VILMAR BETTÚ – O magos dos vinhos brasileiros!

A vida nos concede raras oportunidades. Para uma enófila apaixonada como eu a vida me concedeu a oportunidade de conhecer Vilmar Bettú, o mago dos vinhos brasileiros!
Vilmar Bettú sempre foi para mim um dos mestres sagrados do vinho: vinhateiro apaixonado, descendente de italianos , hoje mora e produz seus vinhos nas terras que seu avô comprou na chegada ao Brasil em 1886. Terras sagradas, abençoadas onde mais do que vinhos, Bettú produz verdadeiras obras de arte destinada a poucos sortudos que tem a sorte de poder passar horas agradáveis ao seu lado aprendendo, ouvindo e sorvendo suas palavras e seu conhecimento apaixonado.
O que Vilmar Bettu produz são verdadeiros Vinhos de autor que podem ser definidos com uma filosofia bastante simples: a paixão desmedida de um vinhateiro que produz vinhos em quantidades minúsculas, oriundos somente das melhores uvas que nascem nos melhores terroirs. São vinhos especiais que nascem em poesia, vinhos de meditação que na taça se mostram como verdadeiras obras de arte prontas para encantar o paladar e a alma do enófilo apaixonado que terá o sorte de sorve-lo. Esse conjunto de condições especiais alça os vinhos de Vilmar Bettú acima dos vinhos ícones de grandes vinícolas tanto em preço quanto em qualidade.

A vinícola está localizada no município de Garibaldi e foi mantida no porão da casa do pai de Vilmar com o intuito de preservar as raízes da família. Vilmar nos recebe e nos leva para conhecer o local onde são armazenados os pequenos tanques de aço que armazenam os vinhos durante a fermentação, alguns desses tanques foram desenvolvidos pelo próprio Vilmar que é também engenheiro mecânico e criou um sistema exclusivo de resfriamento para seus tanques de micro vinificação. No mesmo ambiente onde estão os tanques também são recebidas as uvas durante a safra e posteriormente pisadas pela própria família. Logo acima encontra-se a linda e rústica sala de degustações para poucos e raros que podem degustar poesia engarrafada bem próximos as antigas pipas que aliás hoje servem apenas de decoração, e também junto a muitos e muitos garrafões onde Vilmar faz questão de armazenar seus vinhos até chegar a hora de coloca-los devidamente em garrafas bordalesas.
A propriedade tem aproximadamente 1 hectare de videiras com mais de 20 variedades cultivadas. Vilmar também tem parcerias com produtores de uvas de outros locais como Mariana Pimentel, Porto Alegre, Ipê e Encruzilhada do Sul.
Vilmar produz cerca de 5000 garrafas ao ano, mas dependendo das qualidades das uvas no qual ele é realmente muito exigente, a produção fica bem abaixo dessa quantidade.
Na data de nossa visita Bettu tinha para comercializar 88 vinhos diferentes. A grande variedade de vinhos se dá exatamente pela busca incessante e apaixonada desse vinhateiro em desvendar os melhores terroirs para cada cepa. E isso muda a cada ano, a cada região, a cada vinificação e essa diversidade nos propicia sempre ter novas e excitantes experiencias ao provar seus vinhos. Bettú comenta que um de seus clientes fez a seguinte declaração: “Conheço todas as regiões vinícolas importantes do mundo, já tomei muitos bons vinhos, mas nunca tantos no mesmo lugar”
As variedades que segundo Bettú se adapatarem bem em sua propriedades são as cultivares Merlot, Nebbiolo, Tannat, Malbec, Cabernet Franc e Riesling. Ele tambem está com um parreiral experimental de Sangiovese para entender a sua aclimatação na região, que não tem sido devidamente satisfatória por enquanto, mas que com certeza em breve será domada e produzirá excelentes vinhos nas abençoadas mãos desse mago.
Aliás, uma coisa a se afirmar de Bettú é que ele não produz vinhos bons.... Bettú produz vinhos de excelência, perfeitos em cada detalhe, cor, aroma, sabor tudo sempre perfeitamente integrados! A filosofia de Bettú é elaborar somente vinhos em pequenas quantidades oriundos de uvas perfeitas sem nunca apresentar nenhum defeito desde a videira até a taça. 
Os vinhos de Bettú tem como publico alvo os que realmente amam, entendem e respeitam o vinho. São vinhos de alto valor agregado e valem cada centavo. 
O cuidado e a atenção com que Vilmar atende seus visitantes é impressionante, em primeiro lugar o cuidado com as taças, todas elas específicas para cada tipo de vinho, depois vem a grande surpresa, Bettú  recepciona seus visitantes com um espumante que ele produz somente para  degustação na vinícola. Tira o espumante do cavalete e o abre assim, de uma forma toda especial fazendo o degorgement na hora a vista dos boquiabertos e encantados enófilos que de tão embevecidos não conseguiram sequer fotografar o ato! O espumante é um capítulo a parte e posso dizer de cadeirinha que nunca tomei nada tão fantástico!
As degustações  tem um custo de R$ 100,00 por pessoa, duram aproximadamente 3 horas e são acompanhadas pelo próprio Bettú . Obrigatoriamente devem ser previamente agendadas por telefone ou e-mail. Vilmar Bettú não atende sem prévio agendamento! Então você querido leitor do meu blog não me decepcione e seja educado agendando a sua visita antecipadamente:

vilmarbettu@gmail.com
Fone: (54)3462.6807

Parabéns Vilmar Bettú! Obrigada por compartilhar conosco suas poesias engarrafadas! Voltaremos sempre se assim você nos permitir!












quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

VINÍCOLA DAL PIZZOL

Retornar a um lugar que nos encantou é sempre muito recompensador, e foi com esse pensamento que assim que vim de vez morar aqui no Sul eu logo quis marcar uma visita a Dal Pizzol.
Escrevi sobre eles nesse mesmo ano, fruto de uma visita feita em 2011, para ler a matéria CLIQUE AQUI.
Essa nova visita teve um sabor especial, ir lá por conta de mim mesma, sem intermediários, ser recebida pessoalmente pelo Sr. Antonio Dal Pizzol e ouvir da boca dele toda a história e paixão de sua vinícola foram momentos que eu me sinto na obrigação de compartilhar com vocês.
chegamos lá no meio de uma tarde azul e ensolarada e fomos recebidos pela figura sorridente e simpática do Sr. Antonio Dal Pizzol que logo nos levou a conhecer o seu novo projeto, o  Eco Museu da Cultura do Vinho, instalado ao lado do espaço de varejo/degustação da vinícola o ambiente comporta 235 exemplares de vinhos, garrafas exclusivas e outros objetos históricos da vitivinicultura. O projeto do museu conta com recursos da Lei de Incentivo à Cultura Rouanet.
O Eco Museu é um espaço aconchegante capaz de transportar o visitante para as décadas onde a bebida foi recém descoberta em solo brasileiro, produzida de forma manual e bastante artesanal. Os exemplares de vinhos disponíveis para visitação são preciosos e frutos de uma coleção histórica, adquiridas em viagens internacionais feitas pelo presidente do Instituto, Rinaldo Dal Pizzol. É possível, por exemplo, ter acesso ao Cabernet da Granja União, fabricado em 1937. São peças únicas e que carregam valor histórico inegável. 
Visitando o museu é possível conhecer, por exemplo, vinhos produzidos na África do Sul, Argélia, Armênia, Bolívia, Canadá, China, Japão e Coréia. Mas não só os vinhos, mas como também as garrafas que armazenam a bebida elaboradas em diferentes países com designes que incluem porcelana, madeira e até couro. 
Passear pelo Eco Museu é uma verdadeira volta o passado que aflora memórias no enófilo apaixonado nos fazendo lembrar de vinhos que hoje nem mais são comercializados e que em algum momento fizeram parte de nossa história. Eu mesma tive a oportunidade de divagar me lembrando de vinhos que um dia tomei, rótulos pelos quais me apaixonei, momentos que já vivi, enfim, é um verdeiro flash back enológico!
O Eco Museu da Cultura do Vinho Dal Pizzol está aberto diariamente para visitação. Grupos devem pré-agendar pelo telefone (54) 3449.2255.

Vejam algumas fotos abaixo:

Depois disso fomos caminhar pelo Parque temático onde o Sr. Antonio me explicou que o motivo da criação desse espaço foi o de resgatar as raízes da epoca  da colonização italiana. lá podemos nos entreter vendo como era vida dos primeiro imigrantes, como eles viviam. Podemos ver como eles protegiam os animais do frio, a preocupação em colher o pasto no final do verão e armazena-lo no estábulo para que os animais tivessem o que comer no rigoroso inverno, o espaço onde confinavam as aves para engorda e posterior abate e onde hoje o Sr. Dal Pizzol com todo carinho mantém as aves com cria a salvo de predadores.
Na linha de resgates da época da imigração italiana podemos ver o maquinário que se usavam na época, uma replica dos primeiros vinhedos do imigrante, onde as sustentações do vinhedo eram todas feitas em madeira e a grande preocupação da Dal Pizzol em sinalizar cada pedacinho da historia com placas explicativas de forma que o turista possa sozinho explorar esse tesouro a céu aberto em forma de museu.

O ambiente criado é de contemplação, reflexão, meditação. Tudo no espaço na Dal Pizzol te convida a abrir um vinho, sentar na grama e simplesmente entrar em contato com a história e a alma desse lugar. 
Visitamos o Vinhedo do Mundo novamente, agora são 6000 metros quadrados, mais variedades já ultrapassando a meta inicial de 400 variedades, muitas bem novas que começarão a produzir em alguns anos. 
O vinhedo do mundo é como um jardim muito bem cuidado. Os olhos atentos do sr. Antonio diariamente passam pelo vinhedo a fim de perceber qualquer mudança, quaisquer alteração. Hoje muitas das videiras estão produzindo e a parceria com a  Embrapa permite que se façam micro-vinificações e fim de entender a aclimatação das vides, segundo o Sr. Antonio ocorrem anualmente cerca de 20 a 25 micro-vinificações. 
Nessa visita ao vinhedo do mundo tivemos a rara oportunidade de ver videiras com frutos em várias fases de maturação, é uma aula pratica sobre maturação precoce, mediana e tardia, e com certeza estaremos acompanhando de perto esse bailar dos frutos até a colheita!
 É surpreendente ver um projeto desses tão importante e tão pouco conhecido dos enófilos em geral. estar no Vinhedo do Mundo é ter a rara oportunidade de entrar em contato com a mais ancestral historia da vinicultura mundial, aliás, visitar o Parque temático da Dal Pizzol e como abrir um livro vivo da historia da viti-vinicultura.



Os vinhos da Vinicola são um caso  parte, excelentes e merecedores de um post só para eles! Mas basta dizer que a Dal Pizzol encerra 2013 com mais dois bons motivos para brindar:   a vinicola foi destaque na premiação Melhores do Ano 2013, organizada pelas equipes que trabalham nos projetos de promoção do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). Além de ter sido a mais votada entre as vinícolas de médio porte, a Dal Pizzol também foi eleita pelo terceiro ano consecutivo como a empresa destaque do Projeto Imagem.

domingo, 8 de dezembro de 2013

LEVEDURAS ENCAPSULADAS

Na visita que fiz a Vinícola Valmarino algo me surpreendeu e chamou muito a minha atenção: a produção do espumante rosê, pelo método champenoise com o uso de leveduras encapsuladas. Nunca tinha visto tal artíficio e adorei a novidade. Segundo a explicação do Enólogo Marco Salton o método aporta mais cremosidade ao espumante e elimina a necessidade de remuage, pois em cerca de 15 segundos com a garrafa de ponta cabeça tem-se o líquido totalmente transparente a as leveduras todas acumulada no gargalo da garrafa, bastando então somente congela-lo, retirar as leveduras, adicionar licor de expedição, arrolha-lha definitivamente e voilá, tens pronto um espumante pelo método champenoise!
Um desvantagem segundo ele é o método é mais lento e perde-se o aporte de estrutura oriundo da autólise efetuada com leveduras livres, mas por outro lado as leveduras encapsuladas dão origem a espumantes mais frescos, sem o perigo de oxidação da cor e com maior estrutura aromática.
O resultado eu aprovei totalmente, é o delicioso e fresco espumante Valmarino Brut Rosê, elaborado com Pinot Noir e Sangiovese, um dos meus rosê preferidos!






Como sou curiosa e detalhista fui a caça de mais informações na internet e veja o que achei:

A tecnologia é portuguesa, foi a empresa PROENOL quem desenvolveu esse tipo de levedura.

INOVAÇÃO PROENOL
Fruto de duas década de investigação, a Proenol desenvolveu uma nova tecnologia para a utilização de microrganismos encapsulados em enologia - A Imobilização, tendo industrializado um processo, até então único no mundoAtualmente, quatro produtos inovadores estão ao dispor do enólogo para diferentes aplicações.

ProElif®  PRODUÇÃO DE VINHOS ESPUMANTES
É uma levedura encapsulada com dupla camada, especialmente desenvolvida para a realização da segunda fermentação na produção de vinho efervescente através do método clássico, eliminando a etapa de removimento. A introdução de uma determinada quantidade de leveduras encapsuladas Saccharomyces cerevisiae, variedade bayanus diretamente na garrafa, substitui a adição tradicional de leveduras livres, com enormes vantagens como a redução da mão-de-obra e do tempo de produção, eliminação da etapa de preparação do inoculo, a inoculação direta da levedura, bem como a remoção das leveduras poderá ser realizada rapidamente.

ProDessert®  PRODUÇÃO DE VINHOS DE COLHEITA TARDIA OU QUE SE PRETENDAM COM AÇÚCARES RESIDUAIS NATURAIS
Na vinificação de vinhos de colheita tardia, nem sempre é simples parar a fermentação quando se atinge o teor de açúcar pretendido. Na generalidade este bloqueio é obtido através do arrefecimento e/ou trasfega ao abrigo do ar, filtração e posterior adição de dióxido de enxofre (SO2 livre=50-60mg/L). A utilização de leveduras Saccharomyces cerevisiae encapsuladas facilita a remoção da levedura do vinho e consequente bloqueio da fermentação, sendo deste modo uma alternativa simples e eficaz para a produção deste tipo de vinhos.

ProMalic®  DESACIDIFICAÇÃO BIOLÓGICA
Schizosaccharomyces pombe é uma levedura que transforma o ácido málico em álcool. Esta levedura é uma boa alternativa à fermentação maloláctica e/ou à desacidificação química. Normalmente considerada levedura de contaminação, capaz de produzir aromas indesejáveis se permanecer demasiado tempo no vinho, depois de realizar a fermentação malo-alcoólica. A nova tecnologia de imobilização de microrganismos torna possível utilizar e controlar esta levedura, eliminando o problema do desenvolvimento de aromas secundários, tirando assim partido das suas qualidades.

ProRestart®  RESOLVER PARAGENS DE FERMENTAÇÃO
É uma levedura encapsulada em alginato (polissacarídeo natural extraído de algas) aclimatizada ao álcool e a outras condições difíceis. Estudos efetuados comprovam que as leveduras encapsuladas têm maior capacidade de adaptação ao álcool depois da secagem, do que as leveduras secas ativas livres. Reativar uma fermentação lenta ou parada com leveduras secas ativas requer a preparação do pé-de-cuba. A utilização de ProRestart® permite eliminar esta etapa por se tratar de um produto de inoculação direta.

Estes produtos estão validados no mercado e  atualmente são aplicados em países com forte tradição vitivinícola: Portugal, Espanha, Itália, Áustria e França. E outros como os Estados-Unidos, Canadá, Moldávia, Brasil, Uruguai e Argentina.