Aqui você já entra aprendendo, o feminino de sommelier é sommelière, então não estranhe o nome do blog e nem pense que está errado!
Resolvi criar esse blog como uma maneira de dividir informações preciosas com apaixonados pela arte de Bacco. Aqui vocês encontraram alguns textos meus e outros que eu garimpo por ai e julgo itneressantes para dividir com vocês!
Entre. leia, se apaixone e fique a vontade, a casa é sua!

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

SAFRA 2012 - 0 Estrago do Granizo


Após colher a maior safra da historia do Rio Grande do Sul, com mais de 700 milhões de quilos de uvas em 2011, no ano em que ia superar esse recorde, a natureza resolveu aprontar para cima dos viticultores do Rio Grande do Sul, especificamente aqueles que tem (tinham?) seus vinhedos localizados na área rural de Flores da Cunha.
É que lá pelo meio do mês de Dezembro, caiu uma chuva de granizo que literalmente arrasou com as parreiras daquela região, a isso somamos a estiagem que está assolando o estado, como nos informa diariamente o noticiário e o quadro está completo, logo este ano que estava caminhando para ser o marco histórico na produção nacional.
As perdas são estimadas em algo como 20%, segundo estimativa do IBRAVIN, mesmo assim deverá ser a terceira maior safra da historia, perdendo apenas para 2011 e 2008.
Uma boa noticia é que, graças ao fenômeno LA NIÑA, justamente o causador da estiagem prolongada, a quebra na quantidade será compensada por uma qualidade elevada; se o clima se mantiver assim como está, a fruta atingirá uma excelente maturação fenólica com altos índices de açucares e nutrientes, proporcionando uma maior estrutura e teor alcoólico ao vinho deste ano.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

HUMOR - A tabela de consumo de vinho!

Essa eu não podia deixar de postar por aqui, obra de meu amigo Luiz Cola - do Blog: Vinhos e mais Vinhos



Inspirado nesta divertida e "franca" tabela dos níveis de consumo de bebidas destiladas, com 40º GL ou mais (vodkas, whiskies, tequilas, cachaças e similares), tentei imaginar como se comportam os consumidores que bebem o mesmo volume de vinho, com um 1/3 do teor de álcool das bebidas destiladas. Fica algo mais ou menos assim...
 

Se abrir uma 2ª garrafa...

 
Se insistir e resolver abrir a 3ª garrafa, pode começar a ler a tabela da 1ª figura (dos destilados) ...

Esqueci de alguma coisa?
 

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

VINHO E CINEMA

Sou fanática por cinema, porém cinema em casa, pois não tenho paciência para enfrentar salas de cinema, filas de bilheteria, odeio aquele escurinho macabro e ar condicionado gelado, gente mal educada com celular ligado, e tem também o fato que adoro parar e discutir o filme  com o maridão, e das 05  vezes que tenho que dar "pause" para ir no banheiro, acudir o filhote, comer alguma coisa, pegar outro vinho na adega, estourar mais pipoca, preparar outra fornada de brusquettas.... enfim, cinema para mim é só em casa.
Baseado nisso resolvi escrever esse post, para os que assim como eu, gostam de compatibilizar vinhos e bons filmes!
Segue ai então uma lista de filmes que tem o vinho como tema e  pegando emprestado a ideia de minha amiga Eliana Araújo, que ama vinho e cinema, só que só na tela gigante, me arriscarei a palpitar o vinho para melhor apreciação da obra cinematográfica!

UM BOM ANO
Perfeito para compatibilizar com um Pinot Noir de Novo Mundo ou um espumante rosê.

Título original: (A Good Year)
Lançamento: 2006 (EUA)
Direção: Ridley Scott
Atores: Russell Crowe, Freddie Highmore, Albert Finney, Rafe Spall.
Duração: 118 min
Gênero: Comédia romântica
Aos 11 anos, Max Skinner (Freddie Highmore) é cuidadosamente educado na arte de saborear vinhos por seu tio Henry (Albert Finney), dono de um vinhedo na França. Adulto, Max (Russell Crowe) torna-se um bem-sucedido homem de negócios em Londres, sem qualquer tempo para degustações mais duradouras. Certo dia Max recebe a notícia de que Henry morreu, deixando-o como único herdeiro. Prevendo bons negócios, resolve fazer uma rápida viagem para visitar a nova propriedade. Mas, uma vez ali, percebe que não será tão fácil vender o lugar que lhe traz tantas lembranças de infância.


CAMINHANDO NA NUVENS
Um belo Tempranillo Espanhol ou um Zinfandel faz excelente par com esse filme!

Título original: (A Walk in the Clouds)
Lançamento: 1995 (EUA)
Direção: Alfonso Arau
Atores: Aitana Sánchez-Gijón, Anthony Quinn, Giancarlo Giannini, Angélica Aragón.
Duração: 102 min
Gênero: Romance
Depois de 4 anos nos campos de batalha da 2ª Guerra Mundial e ainda relembrando os horrores de guerra, Paul Sutton (Keanu Reeves) ao retornar para casa quer se estabelecer e começar uma fazenda, mas Betty (Debra Messing), sua esposa, com quem impulsivamente se casou três dias após se conhecerem (no dia seguinte ele rumava para o front), quer que ele venda chocolates e até já arrumou um emprego para Paul. Enquanto faz uma viagem de negócios, ele ajuda uma hispano-americana, Victoria Aragón (Aitana Sánchez-Gijón), uma bela mulher que na faculdade se apaixonou por um professor que a engravidou, mas não quis se casar com ela. Ela volta para casa totalmente envergonhada e, temerosa da reação do seu pai, Alberto (Giancarlo Giannini), mas Paul tem uma idéia: ele se fará passar como o marido dela e partirá após um dia ou dois. Assim quando Victoria ficar só com a criança, a desgraça estará nele, não ela. Ela concorda e os dois chegam como marido e mulher no vinhedo Las Nubes, que é de propriedade da família dela. A maioria da família Aragón recebe Paul afetuosamente, especialmente o avô, Don Pedro (Anthony Quinn), o patriarca, mas o pai dela sente que há algo com o jovem casal e trata Paul grosseiramente. Paul e Victoria contornam várias situações e, durante a celebração da colheita, descobrem que estão fortemente apaixonados. Entretanto, algumas barreiras impedem que eles concretizem este amor.


SIDEWAYS
Como sou "do contra" eu assistiria esse filme tomando um Santa Ema Merlot Gran Reserva, mas como o filme é uma exaltação a  uva Pinot Noir, vai bem tomar vinhos dessa casta! Um espumante também vai muito bem!

Título original: (Sideways)
Lançamento: 2004 (EUA)
Direção: Alexander Payne
Atores: Paul Giamatti, Thomas Haden Church, Virginia Madsen, Sandra Oh.
Duração: 123 min
Gênero: Drama
Miles Raymond (Paul Giamatti) é um homem depressivo, que tenta se tornar um escritor. Miles é fascinado por vinhos e decide dar como presente de despedida de solteiro a Jack (Thomas Haden Church), seu melhor amigo, uma viagem pelas vinículas do Vale de Santa Inez, na California. Eles partem juntos na viagem, mas logo se envolvem com duas mulheres. Jack conhece Stephanie (Sandra Oh), a funcionária de uma vinícola local, que faz com que ele queira anular seu casamento, que está marcado para daqui a poucos dias. Já Miles se interessa por Maya (Virginia Madsen), uma garçonete que tem o mesmo apreço por vinho que ele.


O JULGAMENTO DE PARIS
Excelente oportunidade de tomar aquele Bordeaux Grand Cru que você comprou para uma ocasião especial!

Qual o melhor vinho do mundo? O mais interessante desse filme é a história real da quebra de tradições milenares. O Vale do Loire pode ser lendário em seu cultivo de vinho, mas em uma competição às cegas, foi o vinho feito no Canadá que sagrou-se vencedor. O que prova que nada é tão determinante nesse mundo. Estrelado por Alan Rickman, o filme é um divertido retrato de como persistência e talento podem superar a tradição. Dirigido por Randall Miller, O Julgamento de Paris conta uma trama baseada em uma história real de uma forma bem divertida e interessante.
Alan Rickman é Steven Spurrier, um sommelier dono de uma adega em Paris que tem uma ideia para se aproximar da federação de produtores de vinho. O Estados Unidos estão começando a produzir a bebida na Califórnia e começam os boatos de que o produto é realmente bom. Spurrier se dispõe a ir a Califórnia provar os vinhos, escolhendo os melhores produtores para uma competição às cegas em Paris. Para os franceses é a forma de comprovar que a fama de seus vinhos não é por acaso. Para os californianos é uma oportunidade de serem avaliados sem preconceito.
A trama se desenvolve de forma interessante mesclando o ponto de vista de Spurrier com a dos produtores californianos. Na verdade, a grande disputa é apenas a cereja do bolo. O filme trata da busca por reconhecimento. É o empresário que quer ser reconhecido pelos iguais. O filho que quer o reconhecimento do pai. O homem que acredita em seu sonho. O rapaz que quer ir além do que sua família sonha. A moça que quer entender tudo sobre vinho.
O grande chamariz dessa história que a torna especial é mesmo o fato de ser verídico. O elenco também ajuda. Além de Alan Rickman, temos Bill Pullman em boa atuação e Chris Pine defendendo bem o herói do filme Bo Barrett. O roteiro de Ross Schwartz com o próprio diretor é bem feliz, nos envolvendo com os personagens americanos e nos fazendo torcer por eles. A narrativa é gostosa de acompanhar e a direção é correta, tornando o filme bastante agradável.

MONDOVINO
Para mim um dos melhores e mais clássicos filmes/documentários sobre vinho. Meu preferido, e eu o acompanho com um Amarone de Valpolicella! Mas pode ser acompanhado de qualquer vinho, desde que seja bom e seja vinho!

Título original: (Mondovino)
Lançamento: 2004 (França)
Direção: Jonathan Nossiter
Atores: Michael Broadbent, Hubert de Montille, Aime Guibert, Jonathan Nossiter.
Duração: 135 min
Gênero: Documentário
Bordeaux, Napa, Florença, Toscana, Cafayate (Argentina) e Pernambuco. Através destas regiões o diretor Jonathan Nossiter apresenta os caminhos do vinho e a globalização dos sabores. Histórias de grandes vinicultores como a família Mondavi, o maior produtor de vinho da California, e também de pequenos como a família De Montilli, que luta para manter suas terras e as características de seu vinho.


SOB O SOL DA TOSCANA
Não é propriamente um filme sobre vinho, mas as paisagens da Toscana são maravilhosas e o filme é muito fofo. Bom para compatibilizar com o tradiconal e refrescante brancoVernaccia di San Gimignano e brusquettas, um delicioso Chianti Classico ou simplesmente um honesto Montepulciano.

Título original: (Under the Tuscan Sun)
Lançamento: 2003 (EUA)
Direção: Audrey Wells
Atores: Diane Lane, Raoul Bova, Sandra Oh, Vincent Riotta.
Duração: 113 min
Gênero: Drama
Frances Mayes (Diane Lane) é uma escritora que leva uma vida feliz em San Francisco, até que se divorcia de seu marido. Triste e deprimida, ela decide mudar radicalmente de vida e compra uma chácara na Toscana, para descansar e poder terminar em paz seu novo texto. Porém enquanto ela cuida da reforma de sua nova casa acaba conhecendo um novo homem, que reacende sua paixão.


Pois é meus amores, é isso o que temos para hoje! Eleja seu filme, abra seu vinho e divirta-se!