Aqui você já entra aprendendo, o feminino de sommelier é sommelière, então não estranhe o nome do blog e nem pense que está errado!
Resolvi criar esse blog como uma maneira de dividir informações preciosas com apaixonados pela arte de Bacco. Aqui vocês encontraram alguns textos meus e outros que eu garimpo por ai e julgo itneressantes para dividir com vocês!
Entre. leia, se apaixone e fique a vontade, a casa é sua!

segunda-feira, 23 de maio de 2011

VEUVE AMBAL BRUT ROSE

Um champenoise francês de Pinot Noir, um Cremant da Borgonha; O que me fez querer conhecer esse vinho foi o fato de ser um espumante francês pelo método tradiocional, coisa rara fora de Champagne. Minha curiosidade tinha sentido e rendeu frutos.
Coloração casca de cebola, perlage muito intensa com persistente colar de pérolas. Paladar bem seco, aromas de frutas vermelhas mescladas a leves toques fermentativos e notas lácteas. Boca bem seca com boa acidez, par perfeito para pratos gordurosos e queijos em geral. TESTADO E APROVADO!!! Em breve disponível na VIEIRA VINHOS para seu chic deleite!!!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

SANTA ALICIA RESERVA CARMENERE

Fui procurada pela Max Brands para introduzir alguns rótulos deles na loja. Me interessaram os vinhos da Santa Alícia por seu custo benefício excelente.
Um dos vinhos selecionei para degustação é o Vina Alícia Reserva Carmenére. Escolhi esse vinho por conta de sua medalhas OuroTroppy Citadelle, 90 pts na Wine Spirits indicado como Best Buy e Ouro na Vinalies. Títulos que certamente impressionam.
A cor impressiona violáceo intenso, tinge a taça. Demorou um pouco para abrir, aos poucos fui sentindo notas de mentoladas mescladas a ligeiro defumado e toques de baunilha e ligeiro aroma de amora em geléia. Na boca impressiona pela acidez muito equilibrada, (que não é comum na casta carmenere, que costuma ter acidez muito baixa, tornando muitas vezes os vinhos elaborados com essa casta "chatos" de beber) taninos macios e boa persistência em boca. excelente para gastronomia, como poucos de dessa casta! Um carmenere que ainda melhora com mais uns 02 anos de adega! Supreendente!
Harmonizamos com provolone a milanesa e ele acompanhou com louvor!
Outro ponto forte de vinho é sua graduação alcoólica 14% que não dá para perceber em boca! Tudo muito bem equilibrado!
Com certeza um rótulo que estará presente nas gôndolas da Vieira Vinhos em breve!

terça-feira, 17 de maio de 2011

GRICOS - AGLIANICO DEL VULTURE 2007

Recebi esse vinho da Importadoradora Tahaa logo depois do Encontros de Vinhos OFF. Degustei no stand deles um Aglianico fantástico da mesma vinícola o Bosco del Falco 2005, do produtor Grifalco della Lucania.
Demorou para abrir na taça, mas já impressionou no visual, rubi profundo de tingir a taça, com lágrimas bem grossas e lentas, pequeno anel de evolução.
Começamos a degustar esse vinho sem acompanhamento para poder analisa-lo sem interferencias gastronômicas, mas no forno estava uma costela de boi assando a 3 hora.
O vinho se apresentou até com certa dureza de taninos em boca com ligeiro amargor final, mas que possilvelmente são passíveis de serem amaciados depois acompanhados de comida.
Os aromas foram abrindo aos poucos em cerejas, ameixas, cassis, e diferentemente do anterior degustado no evento, nesse não se notam os toques defumados, mas sim toques de pimenta negra, chocolate amargo e baunillha, senten-se também algumas notas de ervas.
Depois de servida a costela o vinho ainda persistia com taninos presentes, penso que talvez harmonizasse melhor com uma carne bem mal passada, muito sangue para domar os taninos.... No caso de minha costela o forte era gordura que casa com acidez, coisa que o Gricos tem pouca.
Um vinhaço para quem gosta de muito corpo e tanino.

Um pouco de informação sobre a casta:
A prática da enologia é muito antiga na Basilicata. Escavações arqueológicas encontraram videiras datadas do século VIII a.C. A Uva Aglianico foi introduzida nesta região durante o período de colonização dos gregos. Ela se desenvolveu muito bem, principalmente nos terrenos vulcânicos que se situam entre 200 e 500 m acima do nível do mar, na Colina de Vulture. O vinho Aglianico del Volture é o único DOC da Basilicata e é produzido com Uvas Aglianico cultivadas nesta colina.

sábado, 14 de maio de 2011

TOMAR VINHO TODOS OS DIAS AJUDA A EMAGRECER!

Achei essa mátéria muito interessante! Posso falar por mim pois tomo vinho todos os dias e já emagreci 18 quilos até o momento! Vale a pena dar uma lidinha!

Se você é uma mulher tentando perder peso, você deve ter se perguntado o que o álcool pode estar fazendo a sua cintura? Mas você sabia que se você beber o tipo certo de álcool pode realmente ajudar você a emagrecer? Segundo a nova pesquisa do Hospital Brigham and Women's em Boston, uma filial de ensino de Harvard, as mulheres que bebem vinho tinto com moderação podem perder peso.
Por 13 anos, pesquisadores colocaram 20.000 mulheres com peso normal para o teste. Eles descobriram que as mulheres que bebiam uma ou duas taças de vinho tinto por dia, tinham menor probabilidade de ganho de peso, que as não-bebedoras. Aparentemente, isso é porque o vinho tinto pode prevenir o desenvolvimento de células de gordura. E de acordo com outros estudos, o álcool acelera o metabolismo geral da mulher e ajuda a queimar calorias.
"Um copo de vinho tem benefícios saudáveis, mas mais do que isso, começa a aumentar o risco de câncer, doença cardíaca, todos os tipos de coisas", disse Jacklyn Cunningham, um nutricionista registrado no Deserto Regional Medical Center, em Palm Springs.
Cunningham não foi envolvido no estudo, mas diz que ela olhou para os dados. Todas as mulheres que bebem vinho tinto com moderação tinham algo em comum. Elas tinham vidas saudáveis, se exercitavam mais, e isto teve uma redução quando bebiam vinho. Nicky Vallee é um amante do vinho local e escreve um blog chamado vinho vinochick.blogspot.com, ela diz que definitivamente pode visualizar uma relação entre o vinho e o fato de se comer menos.
"Eu definitivamente percebo que quando saio com os meus amigos, nós tendemos a comer menos. Em vez de comer uma refeição completa, podemos ficar com queijo e biscoitos, uma coisa mais leve do que um jantar completo", disse Vallee.
Enquanto o estudo da "dieta do vinho" sugere que as mulheres tendem a substituir o alimento para as 150 calorias que existem em uma taça de vinho, isto não é o mesmo para os homens. Os homens tendem a adicionar álcool nas suas refeições. Vernorn Wright possui uma boutique de Vinho em Palm Springs, e diz que ele vê isso o tempo todo.
"As mulheres podem ter um prato menor, divider as refeições em 4 ou 5 vezes ao dia, já os homens não. Eles sempre terão pratos de médios a grandes em suas refeições." diz Wright.
E embora o estudo diga que o vinho tinto pode melhorar a maneira como você olha, os médicos dizem que é realmente sobre um estilo de vida saudável. E os médicos dizem que você não pode salvar-se para os fins de semana.
"É apenas uma taça por dia, qualquer coisa acima disto deixou de ser saudável e começou a ser danoso" diz Cunningham.
É claro que, além disto tudo, se você não bebe hoje, os médicos com absoluta certeza não irão apoiar que você comece a beber.


quarta-feira, 4 de maio de 2011

FENAVINHO - DIA 02

6:45hs toca o telefone: "Bom dia, são quinze para as sete e está 10º" Beleza, que animador para quem dormiu pouquissímo e esta quentinha e sonolenta embaixo das cobertas... Levanto enfim, lá vou eu para meu primeiro dia de Rodada de Négócios.
Chegamos aos Pavilhão aos 8:30hs e as rodas inciaram 10 minutos depois. Foram 10 reuniões initerruptas até as 12:00hs. De concreto nesse dia negociei com a Domno a linha de espumantes e com a Mena Kao os sucos.

De lá rumamos para uma visita na Valduga seguida de almoço na Casa de Madeira! Vinhos e comidas dos deuses e em primeira mão provamos um suco de Moscatel fantástico que será lançado em mais alguns dias!
Quase perdemos o trem, saimos da Casa de Madeira correndo para pegar a Maria Fumaça! Um passeio lindo e inesquecível!
chegamos do passeio por volta das 18:00hs e mais uma vez rumamos para a Fenavinho onde pudemos passear pela feira e falar com alguns produtores. A feira estava bem vazia, os stands idem. Os vinhos a degustar não interessavam, então fiquei passeando a tôa pela feira de artesanato. Depois encontrei uma amigo, degustamos alguns vinhos, nada de empolgante e decidimos ir jantar e depois ir assisitir ao Show no Pavilhão. Finalmente após o show pudemos voltar para o hotel e cá estou eu com uma taça de espumante na mão escrevendo sobre meu dia! Pois é, tô morta de cansaço, vou tomar um belo banho e dormir!
Boa noite!

terça-feira, 3 de maio de 2011

FENAVINHO - DIA 01



Fui convidada a participar da Fenavinho, já é meu segundo ano aqui no Sul pelo Projeto Comprador, um evento patrocinado pelo Ibravin e realizado pelo Sebrae.
Para mim, uma excelente oportunidade de conhecer melhor as novas vinícolas boutiques que estão surgindo e quem sabe selecionar novos rótulos para a loja. Em 2009 quando vim para a Fenavinho fechei parcerias com a Vinícola Marco Luigi e Casa Valduga, esse ano vamos ver quais serão as suprezas que terei!
Saí de São Paulo em um vôo da AVIANCA rumo as Porto Alegre as 16:50hs. excelente companhia aérea, excelente serviço de bordo e excelente viagem, Impagável a vista do entardecer todo em degradê... lindo! Impagável também é perceber que meu medo de voar acabou depois da viagem com 1000 escalas para o Chile em fevereiro.... Tom Waits cantou para mim a viagem toda, aliás ele e Bob Dylan sempre me acompanham em meus vôos!
Chequei em Porto Alegre as 18:35, não estava frio por lá. Mas no transfer conforme subia a serra a temperatura ia caindo, chegamos em Bento Gonçalves com 10º. Frio pacas. Fomos recepcionados no hotel com espumante e logo depois do check-in fomos encaminhados para jantar. Bom jantar, mas sai correndo para postar o que já tinha escrito no aeroporto em São Paulo (post abaixo) e também para contar meu primeiro dia aqui no Sul.
O Sul para mim é o melhor lugar do Brasil, a serra gaúcha é o meu lugar no Brasil, venho para cá e me sinto aconchegada, chegando em casa.... o céu sempre tão azul de dia e estrelado a noite, a brisa fria no entardecer, o frio aconchegante ao entardecer.... Uma taça de vinho, um pedaço de queijo, a paz, o silêncio, as pessoas lindas e educadas desse pedaçinho a parte do Brasil...
Aqui eu tomo até espumante Moscatel(odeio vinho doce)! Estou aqui postando acompanhada de uma garrafa do moscatel da Perini, a propósito, exclente, dosa muito bem açucar e acidez, nada enjoativo!
Amanhã a noite volto para falar mais, meu dia começara as 7:00hs e so acabá as 22:30hs!
Boa noite!

EXPOVINIS

Foi uma semana corrida, não tive tempo de postar sobre os eventos da semana passada. Nesse instante encontrei um tempinho, estou no aeroporto de Guarulhos esperando meu vôo para Porto Alegre. Acabei de almoçar no Viena e aproveitei para abusar de suas instalações enquanto não dá meu horário de embarque.
Iniciamos a semana com o maravilhoso evento da ENOBLOGS, o Encontro de Vinhos Off, o qual já postei minhas impressões anteriormente. Dia seguinte, terça feira, dia 26 de abril abrimos o dia com um fantástico debate na FECOMÉRCIO, o tema era o Vinho no Brasil. Para mim, foi o ponto alto do dia! Acho que se deve discutir mais vezes o mercado de vinhos, seus entraves, suas possibilidades. È uma pena que como diz meu amigo Didú, isso acaba sendo assunto de bastidores. O debate foi maravilhoso, pegou fogo por várias vezes, ficou na memória. Só um adento, as moscas de degustação não apareceram, já que não havia vinho a ser degustado, um alivio a meu ver, pois as pessoas presentes eram realmente os profissionais que amam verdadeiramente o vinho e se importam com ele!
Depois de lá rumamos para Expovinis. Eu sou um pouco suspeita em falar de Expovinis, já curti muito, hoje preferia não ir. Virou um evento de bebedeira, mesmo no primeiro dia, que teoricamente é fechado para profissionais, encontramos muitos consumidores finais se passando por “profissionais” e enchendo a taça em todos os stands, envergonhando os reais profissionais e atrapalhando o atendimento!
Outro ponto fraco da Expovinis foram os stands de produtores sem importadores. Os produtores atendem muito mal, nem tentam falar a nossa língua, enfim, não são nada simpáticos!
Outro ponto fraco foi o OLIVE EXPERIENCE, muito mal montado. Fomos com intenção de aumentar os rótulos de azeite em nossa loja, mas desistimos diante do péssima organização do stand. Havia um balcão com todos os azeites e uma portuguesa (inclusive muito simpática) atendendo e explanando sobre as características organolépticas de cada um dos produtos, porém, não sabia informar quem eram os importadores.
Expovinis também teve pontos altos, um deles o stand da Abflug do simpático Marcelo. Provamos verdadeiras maravilhas em seu alegre stand: toda a linha do Perez Cruz, com destaque para o top deles, verdadeiramente fantástico e um Cot (Malbec) que me impressionou.... foi o primeiro Malbec chileno que me encantou! Que vinho fantástico, para mim um dos melhores da feira! Ainda na Abflug provamos dois interessantíssimos vinhos da Austrália. Excelente custo benefício que estará em breve nas prateiras da Vieira Vinhos.
Fomos visitar também nosso amigo Carlos no stand da Ravin e degustar os novos vinhos da Vemtisquero, todos excelentes, mas Eclat ainda é minha maior paixão, seguido de perto pelo Cabernet Franc.
Visitamos ainda vários standes de amigos nossos, KMM, Casa Valduga, Malbec, Costazurra, Innovini, Decanter... mas oi saldo de Expovinis efetivo foi somente fechar com os novos produtos da Abflug. O tempo foi curto para ver tanta coisa e a gente acaba fazendo o caminho da roça, visitar amigos, degustar vinhos já conhecidos, ou seja, fazer o social, e sair de lá levinho........ Mas valeu, no fundo a gente mete o pau na Expovinis mas espera ansiosamente a próxima edição, e sempre espera que será mais organizada!
Bom não vou conseguir postar agora pois não tenho acesso a rede....Chegando no hotel eu posto, ok?